Vasco

Vasco

sábado, 28 de fevereiro de 2015

CALENDÁRIO DA COLINA - FEVEREIRO, 28




                                                         29 DE FEVEREIRO - TRIBISSEXTO

O Vasco rolou a bola em três ocasiões bissextas: 1948/1984/2012. O clube já usou todas datas do calendário, exceto a 24 de dezembro, desde 21 de agosto de agosto de 1898. Confira  os três jogos  "bissextões":  

VASCO 1 X 0 EMELEC foi em um domingo, pelo Campeonato Sul-Americano de Clubes Campeões, no Chile.  Com público de 38.500 presentes e gol de Ismael,  depois de venceremos equatorianos, duas rodadas depois, a rapaziada conquistaria o título, o primeiro de um clube brasileiro no exterior. Barbosa, Augusto e Rafangnelli; Ely, Danilo e Jorge;  Djalma, Maneca (Dimas), Friaça, Lelé (Ismael) e Chico (Nestor) foi a rapaziada escalada pelo treinador  Flávio Costa para bater a equipe do Equador.
OBS: este jogo aparece em várias publicações como tendo sido disputado no dia 28 de fevereiro, mas o tempo chuvoso e falta de luz natural levaram-no para o dia seguinte. O problema acarretou, ainda, a mudança de outros compromissos vascaínos. Assim, Vasco x River Plate, que seria em 3 de março, ficou para o dia 7, e Vasco x Colo-Colo, marcado para esta data, passou para 14 de março.

VASCO 1 X 2 FORTALEZA -  A noite da quarta-feira 29 de fevereiro de 1984 tinha o "Almirante" no Estádio Castelão, na capital do Ceará. Jogou pela primeira fase do Campeonato Brasileiro, assistida por 22.074 torcedores, que pagaram Cr$ 16 milhões,798 mil e 600 antigos cruzeiros (moeda da época) e ouviram o apito do pernambucano Laerte Marquezini. Todos os gol saíram no primeiro tempo: Tangerina, aos 25; Luisinho, aos 29, e o vascaíno Marquinho, aos 44 minutos.
Alecsandro deixou o dele, abrindo o placar
O Vasco , treinado por Eduardo Antunes Coimbra, o Eduzinho, formou com: Roberto Costa; Edevaldo, Daniel González, Nenê e Aírton; Pires, Geovani e Arthurzinho; Jussiê, Roberto Dinamite e Marquinho. Perlo lado anfitrião o técnico Caiçara escalou: Sérgio Monte; Caetano, Pedro Basílio, Tadeu e Luisinho; Serginho, Vágner e Betinho; Valdir, Tangerina, Evilásio.

VASCO 2 X 2 BONSUCESSO - Passados 28 anos, treinada por Cristóvão Borges, treinador vice-campeão brasileiro-2011, a patota da Colina recebeu a visita do adversário rubro-anil durante a noite de 29 de fevereiro de 2012, valendo pela primeira rodada da Taça Rio. A bola rolou a partir das 19h30 deste 29 de fevereiro de 2012, em São Januário, neste terceiro jogo bissexto da rapaziada.
O Vasco chegou a abrir dois gols de frente, por intermédio de Alecsandro, aos dois minutos do primeiro tempo, e de Felipe, aos 13 do segundo. Mas bobeou no jogo assistido por 909 pagantes, que rendeu R$ 23.310,00 e foi apitado por Eduardo Cordeiro Guimarães-RJ. O Vasco "bissextou" com: Fernando Prass; Fagner, Renato Silva, Rodolfo e Thiago Feltri; Fellipe Bastos (Nílton), Eduardo Costa e Felipe (Diego Souza); Carlos Tenório (Juninho Pernambucano). Wiliam Barbio e Alecsandro. Desde 21 de agosto de 1898, quando foi fundado, o Club de Regatas Vasco da Gama usou todas as datas do calendário, exceto a de 24 de dezembro. Confira os três "bissextões
OBS: No primeiro tempo o Vasco usou a camisa preta e no segundo a branca. (fotos reproduzidas de http://www.crvascodagama.com.br/) Agradecimentos.







               

O 25 de fevereiro marca mais uma grande vitória vascaína rumo ao primeiro título de um clube brasileiro no exterior: 4 x 0 sobre o peruano Municipal, pelo Sul-Americano de Clubes Campeões, em 1948, no Chile. Friaça (2), Ismael e Lelé marcaram os gols. Antes, o Vasco havia mandado 2 x 1 no boliviano El Litoral e 4 x 1 no uruguaio Nacional.
 Vasco 4 x 0 Municiçal rolou em uma quarta-feira, assistido por 29.452 espectadores e com o técnico Flávio Costa mandando a campo: Barbosa (Barcheta), Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Friaça, Maneca (Dimas), Lelé (Ismael) e Chico.
Na mesma data há uma goleada, por 5 x 1, sobre o mexicano Necaxa. Foi em 1954, amistosamente, com Alvinho (2), Ademir Menezes, Sabará e Djair balançando as redes. O time mandou ver com: Ernâni, Mirim (Alfredo-II) e Bellini; Fernando Fantoni, Danilo e Jorge; Sabará, Maneca, Alvinho (Vavá), Ademir Menezes e Djayr.

Nenhum comentário:

Postar um comentário