Vasco

Vasco

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

CALENDÁRIO DA COLINA - 4 DE NOVEMBRO

Zebra no laço; cardápio de Galo repetido na panela; impiedade com có-irmão e batida de xarazada. De quê? Tem que ler, pra saber: 
 
VASCO 2 X 0 PORTUGUESA – Rolava o segundo turno do Campeonato Carioca-1960 e o "Almirante" teve que navegar até o acanhado estádio da Rua General Severiano, par lançar a "Zebra da Ilha do Governador". Autores da laçada: Delém, aos 20, e Sabará aos 32 minutos do primeiro tempo. Manuel Machado apitou e o treinador argentino Abel Picabéa mandou ao gramado: Ita, Paulinho de Almeida e Dario; Laerte, Orlando e Coronel; Sabará, Wilson Moreira (Vanderley), Delem, Valdemar e Pinga.

Dinamitador
VASCO  2 x 0 ATLÉTICO-MG – Neste terreiro, há uma coincidência. Em dois pegas pelo Campeonato Brasileiro, a "Turma da Colina" fez o raio cair no mesmo lugar, isto é, o mesmo placar em 1973 e em 1997. No primeiro, em um domingo, no Maracanã, com renda de Cr$ 214 mil,103 cruzeiros e público de 27.025 pagantes, Roberto Dinamite e Alfinete soltaram o esporão nas redes do "Galo". Em 1997, o rolo voltou a ralar no mesmo "Maraca", mas em uma terça-feira. Mas isso está mais abaixo.

VASCO 4 x 0 CSA - Amistoso em uma quarta-feira de 1970, em Maceió, com Dé "Aranha" encaçapando dois, e Buglê e Kosilek completando a farra. Elba de Pádua Lima, o Tim, era o treinador de: Élcio; Fidélis, Moacir, Renê e Eberval; Alcir, Buglê e Ademir (Benetti); Valfrido (Kosilek), Dé e Silva "Batuta".

VASCO 5 X 0 OLARIA -  Era um sábado, aquele 4 de novembro. A turma saiu do Maracanã, direto e apressada, rumo ao boteco do "portuga", pra molhar o pescoço por dentro. Evidentemente, secou a geladeira do gajo. Afinal, o "Basco" goleara o Olaria,  pelo Estadual-1978.  O público de 14.942 pagantes assistiu ao estrago, com perversidades de Guina, aos 12 minutos do primeiro tempo e aos23 do segundo; de Roberto Dinamite,  aos 19 e aos 43 da etapa final, e ainda um gol contra, de Sidnei, a cinco minutos do apito final de José Roberto Wright. Orlando Fantoni era o treinador desta moçada: Leão; Orlando 'Lelé", Abel Braga, Gaúcho e Marco Antônio (Paulo César); Helinho, Paulo Roberto e Guina; Washington Oliveira, Ramon (Paulinho) e Roberto Dinamite).

VASCO 3 X 1 CAMPO GRANDE - Quarta-feira de pouca torcida em São Januário – 3.686 pagantes. Rolava o  Estadual-1981, com apito naquela noite a cargo do mineiro Amires Vieira das Chagas. Roberto Dinamite, aos 6, e Silvinho, aos 26 minutos do primeiro tempo, começaram a bagunça no filó, completada por Dudu, aos 14 da etapa final. Antônio Lopes dirigia estes vascaínos: Jair Bragança, Rosemiro, Ricardo Rocha, Chagas, João Luís, Serginho, Dudu, Amauri (Marquinho), Wilsinho (Zinho), Roberto Dinamite e Silvinho.   

Vasco 2 x 0 ABC-RN - Amistoso de 1993, em Natal, com gols marcados pelo apoiador Leandro Ávila e o centroavante Jardel.

VASCO 2 X 0 ATLÉTICO-MG -  Em 1997, o rolo voltou a ralar no mesmo "Maraca", mas em uma terça-feira. Evair, aos 25 e aos 71 minutos, foi o autor da brincadeira de sacudir o filó dos mineiros, em dia que apenas 6.271 torcedores gastaram R$ 2.950,00 para ver o "Almirante" correr atrás do título da temporada. O treinador Antônio Lopes mandou esta rapaziada buscar os três pontos: Carlos Germano; Maricá, Odvan, Mauro Galvão (Alex Pinho) e Felipe; Luisinho Quintanilha, Nasa e Ramon Menezes (Nélson); Mauricinho (Pedrinho), Evair e Edmundo.  DETALHE: Luisinho foi expulso de campo. 

VASCO 2 X 1 GRÊMIO-RS - Campeonato Brasileiro-1998. Para uma quarta-feira, foi jogo de público médio, em São Januário: 18. 370 pagantes.  Apitado por Wilson de Souza Mendonça-PE, foi vitória importante, por ter sido de virada, sofrendo gol aos 18 minutos do primeiro tempo,  empatando aos 29 do segundo, por intermédio de Dedé, e virando, aos 39, por conta do zagueiro Mauro Galvão. O comando do time estava com Antônio Lopes, que distribuiu ordem de virada para: Carlos Germano, Vagner (Filipe Alvim), Odvan Mauro Galvão, Felipe, Fabrício Carvalho (Dedé), Nasa, Juninho Pernambucano e Ramon Menezes (Henrique); Donizete e Luizão.   

VASCO 2 X 1 GRÊMIO PRUDENTE-SP - Mais um time gremista vencido, em São Januário, de virada. Este, em uma quinta-feira, pelo Campeonato Brasileiro-2010. Segundo jogo e segundo placar igual nos duelos entre ambos. Rômulo, em dois minutos, aos 29 e aos 31 do primeiro tempo, resolveu a parda, após o visitante ter saído na frente, aos 9.  O treinador era Paulo César Gusmão e a sua patota atendia por: Fernando Pras, Fagner, Dedé, Cesinha, Max, Jumar, Felipe, Zé Roberto, Rafael Coelho (Rafael Carioca), Éder Luís (Jonathan) e Rômulo.    

VASCODATA  + 4 de novembro: Vasco 1 x 1 Fluminense, em 1945. Vasco 1 x 1 Botafogo, em 1962, e Vasco 1 x 1 Flamengo, em 1984.
(Foto de Roberto Dinamite reproduzida do arquivo do Jornal de Brasília, onde está registada sob o número 3618/01). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário