Vasco

Vasco

domingo, 18 de dezembro de 2016

COROA COM A CRUZ DE CRISTO

Muitas coroas reais contam com uma cruz idêntica à da camisa do Vasco. Coroa tem sido o grande sonho da raça humana, desde que o homem inventou o poder. Muitos até perderam a cabeça por causa dela. Literalmente!
Quase todas a coroas de países europeus, a partir do ano 800, quando foi coroado o rei dos francos, Carlos Magno, trazem a Cruz de Cristo no topo. Com isso, os reis pretendiam dizer que o seu poder provinha da graça divina. Feita em ouro, rubis, esmeraldas e safiras encrustadas, pesando quatro quilos, a primeira coroa com o símbolo comum aos reis e à “Turma da Colina”, depois de usada pro Carlos Magno, passou a ser do Sacro Império Romano-Germânico. O seu último uso fí em 1792, três século depois de o almirante Vasco da Gama ter desfraldado a Cruz de Cristo nas velas dos seus navios pelos mares da Índia. A cabeça que a recebeu foi a do rei Francisco de Habsburgo.
Antes de Carlos Magno, as coroas eram simples. Na Grécia, podiam até cobrir cabeças de“ilustres desconhecidos”, desde que apresentassem grandes feitos guerreiros, intelectuais e esportivos.Bernadete! Na Inglaterra, existe uma da coroas mais bonitas com a Cruz de Cristo. Veja nas fotos do seu amigo. Ela foi encomendada pela rainha Vitória, em 1838, com 3.250 diamantes e pedras preciosas. É igualzinha a da camisa do Vasco. Veja, também, se na coleção do seu amigo tem a foto de uma coroa com a cruz muito parecida com a usada pelo Vasco.
 Dizem os pesquisadores que os primeiros vascaínos confundiram a Cruz da Ordem de Cristo com a da Ordem de Malta. É inconcebível, pois são muito diferentes. Mas, como a segunda usou, também, a primeira, pode estar aí a confusão. O “Kike da Bola” crê ser o gerador desse rolo a coroa mandada fazer por Martinho I de Aragão, em 1399, em ouro, pérolas e outras pedras preciosas. É parecidíssima com a da faixa diagonal da camisa vascaína.

Nenhum comentário:

Postar um comentário