Vasco

Vasco

segunda-feira, 6 de fevereiro de 2017

VASCO DAS CAPAS - ADEMIR MENEZES

Reprodução de "O Globo Sportivo", com agradecimento
do Kike, que não blog comercial, mas só de divulgação
da história do Vasco da Gama
Ademir Marques de Menezes considerado o melhor jogador vascaíno entre 1949 e 1952m, durante a época em que a "Turma da Colina" tinha uma máquina de jogar futebol, por isso mesmo chamada de "Expresso da Vitória".
Nascido em Recife, em 8 de novembro de 1922, viveu até 11 de maio de 1996, tendo nesse período sido campeão sul-americano-1949a e vice da Copa do Mundo-1950, quando foi o principal artilheiro com nove tentos. Nesses tempos em que há maior número de jogos, ele ainda é o terceiro maior goleador da Copa América, com 13 bolas nas redes.
Os inícios de Ademir com a pelota, como profissional, foi pelo pernambucano Sport Clube. Infantil do time que tem o "Leão Lampejante" no escudo, em 1938,  foi campeão estadual do ano e do seguinte, o que valeu-lhe chegar ao time A, aos 16 anos de idade, estreando em Sport x Tramways, pelo Estadual-PE. Em 1940, foi ganhando espaço no time de cima. Em 1941, já era considerado "craque" e foi campeão da Taça Pernambuco, como artilheiro de 14 pipocadas no filó. Naquela temporada, no incrível Sport 8 x 1 Náutico, ele marcou três gols, o que era dificílimo, pro ser um clássico estadual.
Pelo final de 1941, o Sport fez uma bela excursão pelo Sul/Sudeste do país, vencendo 11, em 18 jogos, que tiveram mais dois empates e cinco escorregadas. Enfrentando o Vasco da Gama, no Rio de Janeiro, encantou os cruzmaltinos, que o levaram para São Januário, em 1942.

Nenhum comentário:

Postar um comentário