Vasco

Vasco

sexta-feira, 3 de março de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - SAUL

 Torneio Rio-São Paulo de 1963 - Um amigo, de Bagé, do centroavante Saulzinho, estava no Rio de Janeiro, e aproveitou para assistir ao conterrâneo enfrentar Pelé, no Maracanã. O Vasco colocou 2 x 0 sobre o Santos, motivo para a implacável dupla de zaga cruzmaltina, Brito e Fontana tirar o maior sarro do camisa 10 santista. “Cadê Rei?. Tem algum rei por aqui”, sacaneavam eles, quando Pelé estava por perto. Se a bola saía, um deles a chutava para longe. E gritavam: “É, crioulo! Esta não dá mais!”. Faltando poucos minutos para o final da partida, o amigo de Saulzinho saiu do Maracanã, apanhou um taxi e disse ao motorista: “Aproveitei para rever um patrício, e ele ganhou do Pelé”. O motorista virou-se e avisou-lhe: “O jogo terminou 2 x 2” – faltando dois minutos, Pelé fez o primeiro. No último minuto, o segundo. Depois, pegou a bola do jogo, a entregou a Fontana, dizendo: “Leve de presente para a sua mãe”.
Lenda&Verdade: 99,9% da história é verdade. Pelé jura, no entanto, que não cometeu nenhum desrespeito com a genitora do xerifão Fontana.

 Um programa de TV em 1997 – O piloto tricampeão mundial de Fórmula-1, o vascaíno Nélson Piquet, contou: “Uma das poucas vezes em que eu fui no Maracanã foi naquele jogo em que estávamos ganhando, por 2 x 0, e o Pelé fez dois gols, empatando a partida. Naquele dia, acho que se o encontrasse pela frente, o mataria. Depois que eu soube que ele era vascaíno, eu o perdoei”.
Com certeza: entre craques do esporte, tudo se perdoa. Principalmente, na “curriola” da Turma da Colina.

Perto de 19 de outubro de 1981 – O Dia dos Comerciários estava chegando e o Vasco tentava adiar, para a data, uma segunda-feira, seu jogo contra o Olaria, para obter melhor arrecadação, evidentemente. No entanto, o extinto Conselho Nacional de Desportos (CND) impediu, alegando que a partida estava no teste semanal da Loteria Esportiva. Aí Eurico Miranda exigiu apresentação, por escrito, do motivo do impedimento e, com o documento, foi à Justiça, pedir que os clubes em situações similares tivessem algum ganho, pois apenas cediam suas marcas, gratuitamente, para a Loteca. Então, o presidente da república, João Batista Figueiredo, decretou a cessão de um percentual para as equipes que figurassem nos concursos semanais da loteria.
Recado: a galera fica devendo esta à Turma da Colina. São Januário ajudou geral.

Torneio Rio-São Paulo - O presidente da Federação de Futebol do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, Eduardo Viana, o Caixa D´´Agua, havia decidido transferir o jogo Vasco x Fluminense, do Maracanã, para São Januário, a fim de atender aos vascaínos. Só que não avisou aos tricolores a tempo. Disse ter deixado um documento na portaria do clube, por não ter encontrado nenhum dirigente. Com aquilo, a diretoria tricolor só ficou sabendo da mudança cinco horas antes do início do jogo, que não aconteceu. Por pressão do presidente da Federação Paulista de Futebol,. Eduardo José Farah, o Vasco sofreu perda dos pontos que seriam disputados no gramado, por 7 votos contra 1. Com a punição, o Santos terminou em primeiro lugar do Grupo 1.
Efeito demonstração: os paulistas perderam tempo com aquela "guerra ao Vasco", pois o time já estava classificado para a fase seguinte do Rio-São Paulo, e a perda dos pontos do jogo contra o Fluminense em nada mudou a situação do time na competição.

 Pelé entra nesta página por ter-se declarado torcedor cruzmaltino e ser o "Rei do Futebol".  Pois bem! Em 1958, quando  disputou o seu primeiro Mundial, ele ainda era desconhecido pelo restante do planeta. Só as torcidas santista e cruzmaltina – jogara pelo combinado Vasco-Santos, em 1957 – o conheciam.  Então, um livrinho da “Editora Aquarela”, com fotos dos 22 campeões e da comissão técnica da Seleção Brasileira,  dedicou-lhe três  linhas, dizendo que o "Camisa 10" era “uma risonha promessa”.  Após o bi, no Chile-1962, a edição foi atualizada. Afinal, o carinha andava endiabrado, desempregando goleiro por todas as partes do mundo. Ninguém conseguia lhe segurar. Por isso, tempos depois, terminou sendo coroado, com toda a justiça. Pelé era 10!

Nenhum comentário:

Postar um comentário