Vasco

Vasco

sábado, 25 de março de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLNA - SELÉ

Em 1950, o Vasco disputou dois jogos-treinos com a Seleção Brasileira. No primeiro, 3 x 3, em São Januário, com gols de Álvaro, Xaxá e Nena (contra). O segundo rolou no Maracanã, com 2 x 3 selecionado, e Jair e Vasconcelos comparecendo ao filó. Barbosa e Alfredo atuaram pela "Turma da Colina” nos dois jogos, e Augusto, Ely e Chico no segundo. O Jair vascaíno das duas escalações não é o Jair Rosa Pinto, que havia sido cruzmaltino bem antes.

Vasco 3 x 3 Seleção Brasileira foi em 9 de junho de 1950, durante os preparativos para a Copa do Mundo, apitado por Oto Vieira. Os vascaínos Maneca e Ademir Menezes, além de Baltazar (Corinthians) marcaram os tentos alviazuis, já que o selecionado nacional ainda não era canarinha. O Vasco teve: Barbosa; Laerte (Gim) e Wilson; João Martins, Lola e Alfredo; Ferrinho, Jair, Álvaro Xaxá, Ipojucan e Ismar. A equipe do treinador Flávio Costa alinhou: Castilho; Augusto (Nilton Santos) e Juvenal (Nena); Bauer, Danilo (Rui) e Noronha (Bigode); Maneca, Zizinho (Jair), Adãozinho (Baltazar), Ademir e Chico (Rodrigues). Técnico: Flávio Costa.
Vasco 2 x 3 Seleção Brasileira rolou em 18 de junho, com o “Time da Colina” defendido por: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Lola e Alfredo; Jair, Vasconcelos, Álvaro Xaxá, Lima e Chico. O escrete: Castilho, Nilton Santos e Nena; Bauer, Danilo e Bigode; Maneca, Ademir Menezes, Baltazar, Jair e Rodrigues. Neste jogo, Ademir Menezes balançou, por duas vezes, as redes cruzmaltinas, e Rodrigues fez o outro gol.

BRINCADEIRA DE TORCEDOR – Como o Vasco tinha Barbosa, Augusto, Danilo, Maneca, Ademir, Chico e Ely na Seleção Brasileira, para esta ganhar do Vasco, foi preciso o Vasco ajudar.
O jogo-treino de 18 de junho de 1950 representou a primeira vez em que a camisa vascaína desfilou pelo gramado do Maracanã. Depois, ela voltou ao “Maraca”, ainda sem ser em um jogo oficial, na tarde de 30 de julho do mesmo ano, no 1 x 0 sobre o Madureira, com gol de Ipojucan, pelo Torneio Início do Campeonato Carioca, que só terminaria em janeiro de 1951. Oficialmente, o primeiro jogo vascaíno no estádio foi em 27 de agosto de 1950, com 3 x 2 diante do Bangu, pelo Cariocão, com gols de Ademir Menezes.
DETALHE: Como jogo-treino e Torneio Início não contam nas estatísticas, Ademir Menezes então, fica sendo o vascaíno a marcar o primeiro gol oficial do Vasco no Maracanã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário