Vasco

Vasco

quinta-feira, 13 de abril de 2017

HISTORI&LENDAS DA COLINA - BOTASACA

 Aconteceu em 12 de dezembro de 1948. Na final do Campeonato Carioca, contra o Botafogo, que não era campeão há 13 anos, o time vascaíno encontrou o vestiário do estádio alvinegro, na Rua General Severiano, recém pintado, com cal virgem e sem água. A rapaziada ficou com os olhos ardendo. Pra piorar, a torcida, de 15 mil desalmados, atirou pó-de-mico sobre os jogadores cruzmaltinos, que terminaram caindo, por 3 x 1.

2- Em 14 de janeiro de 1951, valendo pelo campeonato da temporada anterior, o Vasco foi à forra conta os botafoguenses. Mandou 2 x 0, com dois gols de Ademir Menezes, na final, no Maracanã, sagrando-se bi. Em 1959 (também pelo campeonato do ano anterior) , o Vasco cobrou mais: 2 x 1. E, na rodada seguinte, ficou supercampeão (no 1 x 1, com o Flamengo). Em 29 de abril de 2001, o Vasco humilhou os alvinegros: 7 x 0, pelo Estadual, com três gols de Juninho Paulista, dois de Romário, um de Pedrinho e mais um, de Euler.

3 -Fundado em uma sessão entre 2h30 e 03h45 da tarde de 21 de agosto de 1898, o Club de Regatas Vasco da Gama nasceu para navegar numa época em que o remo era o esporte predileto dos cariocas.  A história começou à Rua da Saúde, Nº 293, onde funcionava a Sociedade Dramática Filhos de Talma, em reunião presidida por Gaspar de Castro, secretariado por  Virgílio Carvalho do Amaral e Henrique Ferreira, elegendo Francisco Gonçalves do Couto Junior o primeiro presidente, com 41 votos.

4 - Em 24 de outubro, solicitou-se filiação à União Fluminense de Regatas.  O futebol, no entanto, só  foi aderido pelo clubes a partir de 26 de novembro de 1915, dois anos após a visita ao Rio de Janeiro de uma seleção lisboeta, que vieras inaugurar o campo do Botafogo, na  Rua General Severiano. O fato animou a colônia portuguesa a fundar três clubes para a prática futebolística. Mas eles tiveram vida curta. O Vasco, então, uniu-se ao Lusitânia e iniciou-se a fusão em 11 de novembro de 1915, para termina-la 154 dias depois, fazendo surgir o departamento de futebol vascaíno. Empossada uma nova diretoria naquele ano, o Vasco filiou-se à Liga Metropolitana de Futebol, sendo inscrito em 29 de fevereiro do ano seguinte.


5 - Em 1916, rolava o Vasco a bola pela Terceira Divisão do Campeonato Carioca. A sua estreia foi um vexame. Perdeu, em 3 de maio de 1916, por 10 x 1, do  Paladino Futebol Club, com o seu primeiro gol marcado por Adão Antônio Brandão (foto). A primeira vitória só foi acontecer em 29 de outubro daquele mesmo ano, por 2 x 1 sobre o River, na Rua Figueira de Mello, em jogo apitado por Horácio Salema Ribeiro. Os gols foram marcados por Alberto, aos 10; Rocha II, aos 28, e Cândido, aos 34 minutos.
6 - O River, fundado em 1914, no bairro da Piedade, foi para aquele jogo com apenas nove jogadores (Motta, Rocha I e Barbosa; Rocha II, Julinho e Grande; Cyro, Luciano e Oliveira), enquanto o time vascaíno estava completo: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida. 
 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário