Vasco

Vasco

segunda-feira, 8 de maio de 2017

A MODA DAS BELAS MULHERES DE 1898

 
O Club de Regatas Vasco da Gama nasceu em 21 de agosto de 1898, sob o signo de Leão,  o “Rei dos Animais”. Por aquela época, o Brasil era presidido pelo paulista Prudente de Morais,  que governou entre 15 de novembro de 1894 e 15 de novembro de 1898. Portanto, os vascaínos conviveram  com menos de três meses do seu governo, o primeiro eleito pelo povo, encerrando a chamada “República da Espada”, comandada pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto.
O “Almirante” desemarcou no Rio de Janeiro com o Brasil vivendo a “República das Oligarquias”, marcada pela disputa entre um grupo mais forte, o dos grandes fazendeiros da região sudeste, e os dos industrialistas.
Política partidária à parte, o mundo da chegada do Vasco da Gama era habitado por uma classe média muito elegante, imitando a moda da Europa. Basta ver as fotografias da época, em que os cavalheiros trajam-se, em qualquer horário do dia, inclusive para ir aos estádios, usando terno, gravata, chapéu e bengala.
Para as mulheres, era o tempo de sombrinhas, rendas, anáguas e também de chapéus, fase que ficou conhecida por moda clássica. Usava-se saia até o tornozelo, a chamada saia abajur, com bainha de arame. Por ali, ela libertou-se dos espartilhos – o estilista mais famoso era o francês Jacques Doucet.
Mas enquanto as mulheres recatadas usavam sais longas, já se falava em “emancipação feminina”, com algumas delas mostrando personalidade forte, caso da bailarina Isadora Duncan, abrindo caminho para as colegas revolucionarem os costumes e dançarem quase nuas, com apenas um véu de cobertura.
O Vasco da Gama viu o século 19 virar para o 20, com as mulheres começando a usar os vestidos bordados. De sua parte, a sua rapaziada pintou e bordou no remo e no futebol. Aprendeu, rápido, a virar o placar, a história, quebrar tabus sociais. De quebra, colocou na moda a camisa mais revolucionária dos clubes brasileiros, com uma faixa, em diagonal, sobre o peito esquerdo, por onde navega uima caravela exibindo a cruz símbolo da Ordem de Cristo.      

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário