Vasco

Vasco

segunda-feira, 5 de junho de 2017

A MUSA VASCAÍNA DO DIA E A BOLA

Em seus primeiros tempos, a bola não era totalmente redonda. Hoje, oficialmente, ela tem circunferência de 0,71 a 0,68cm e pesa 396 gramas, segundo a regra II da Internacional Board. A bola já era conhecida por cineses, egípcios e babilônios, séculos antes de Cristo. Ela era um símbolo sagrado para espantar os maus espíritos. Mais tarde, passou a ser instrumento de lazer de nobres e militares. os romanos utilizavam uma bexiga de boi inflada de ar; os haitianos e os aztecas bolas de borracha. no Chile, os índios araucanos fabricavam as deles com resinas.
O mesmo ocorria na Patagônia. A primeira bola de couro teria surgido na inglesa Chester, feita por um sapateiro para comemorar a Shrovetide, espécie de terça-feira de carnaval.
No Brasil, tudo indica que chegou via marinheiros ingleses do navio Crimeia, em 1872. Eles teriam jogado uma pelada perto da casa da princesa Isabel. Em São Paulo, conta-se que um tal de Mister Huyg levou uma bola de couro para operários ingleses da SP Railway, e Jundiaí. Oficialmente, quem manda na história é Charles Miller, em 1894. (Foto divulgação da modelo Marcela Schettine, reproduzido de www.musasfc.blogspot.com). Agradecimento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário