Vasco

Vasco

quinta-feira, 13 de julho de 2017

CAMPEÃO INFANTO-JUVENIL-1965

 No ano do IV Centenário da cidade do Rio de Janeiro, em 22 de dezembro 1965, na tarde de uma quarta-feira, o Vasco da Gama conquistou o último título de campeão carioca da temporada futebolística, o da categoria infanto-juvenil, vencendo ao Flamengo, na final, por 2 x 1, no campo do Fluminense, que estava muito encharcado pela chuva.
Os gols da garotada foram marcados por Adílson Albuquerque – irmão de Almir “Pernambuquinho”, um dos grandes ídolos da torcida cruzmaltina da década-1950 – aos 10, e por Alcir, aos 20 minutos do primeiro tempo. Para o “Jornal dos Sports”, uma vitória justa.
Reprodução de página da revista "Os Reis do Futebol". Agradecimento.
 Os "Meninos da Colina ", incluídos, inicialmente, na Série Coelho Neto, que homenageava o escritor torcedor tricolor – pai do atacante Preguinho, autor do primeiro gol brasileiro em Copas do Mundo –, encararam Bangu, Campo Grande, Fluminense e Madureira. No segundo turno, desafiaram times do Departamento Autônomo e foram para o que a revista "Reis do Futebol" chamou de “superdecisão”, sem pontos perdidos, contra os rubro-negros, também  zerados.
 Adílson saiu artilheiro da disputa, com quatro tentos. Alcir, Ézio e William marcaram um, e o goleiro Celso foi o menos vazado, levando só o gol do flamenguista Carlos Magano, na decisão, quando o treinador Célio de Souza escalou: Celso; Mizael, Ari, Álvaro e Russo; Ézio e Bené; William, Adílson, Alcir e Okada. O Flamengo foi: Walckenair; Marcos, Sapatão, Alcir e Iranir (Álvaro); Sílvio e César; Michila, Carlos Magano, Pelé e Carlos Alberto. O árbitro foi Válter Vieira Borges, auxiliado por Bráulio Teixeira e Arlindo Nunes dos Santos – Marcos e Alcir foram expulsos de campo, aos 32 minutos por trocas de pontapés.   
O Estadual Infanto-Juvenil-RJ, até 17 anos de idade,  rolou até 1979, quando foi criada a categoria Júnior. O Vasco havia sido campeão só em 1960. Naquele 1965, o  “Almirante” conquistou, ainda, o título de campeão do Torneio Quadrangular da Marinha, entre juvenis; o I Torneio Internacional de Verão do Rio de Janeiro, mandando 4 x 1 no Flamengo, na final; a I Taça Guanabara, com 2 x 0 Botafogo, e o Campeonato Carioca de Basquetebol Masculino Adulto.
COLABOROU O PESQUISADOR JORGE MEDEIROS. AGRADECIMENTOS.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário