Vasco

Vasco

quinta-feira, 13 de junho de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 13 DE JUNHO

                                                            ACONTECEU

1773 – Portugal e Inglatera assinam Aliança Luso-Britânica;  1525 – Martinho Lutero se casa com Catarina de Bora e contraria regra do celibato da Igreja Católica para padres e freiras; 1611 -  astrônomo holandês David Fabricius observa manchas no Sol; 1808 - criado o Jardiom Botânico do Rio de Janeiro – 1917 - segunda aparição de Nossa Senhora na portuguesa Fátima; 1964 – Brasil cria Serviço Nacional de Informações-SNI ; 1983 - Pioneer-10 torna-se o primeiro objeto feito pelo homem a deixar o istema solar, pasando da órbita de Netuno.

NASCERAM

José Bonifácio de Andada e Silva – estadista brasileiro (1763 a 1838); Fernando Pessoa - poeta português (1888 a 1935); Avelar Brandão Vilela - cardeal brasileiro (1912 a 1986); em 1954 – Rita Cadilac – dançarina/atriz brasileira; 1965 - Isadora Ribeiro - atriz brasileira;

CANECO DO DIA

13 de junho de 1976 - Vasco da Gama 1 (5) x 1 (4) Flamengo - no Dia de Toín (Santo Antônio), o Almirante conquistou a Taça Guanabara, em cima do seu maior rival, em decisão por pênaltis. O goleiro Mazaropi foi um dos heróis do dia, defendendo a cobrança feita pelo maior astro dos rivais, Zico - segundo troféu dos cruzmaltinos na competição criada em 1965 - depois, vieram os caneos de 1977/86/87/90/92/94/98/2000/2003 .
     

Clássico dos Milhões daquela tarde domingueira mexeu com o povão: 133.444 torcedores pagaram ingressos. As emoções começaram aos seis minutos, quando Roberto Dinamite cobrou pênalti, abrindo o placar. Tenso, o clima do jogo obrigava ao juiz, um miliar gaúcho, Agomar Martins, a segurar a rapaziada na base dos cartões. Amarelou os rubro-negros Rondinelli, Toninho, Geraldo e Luisinho Lemos, e os vascaínos Abel Braga e Roberto. Como o Urubu empatou, aos 77 minutos, e ninguém mais mexeu no placar, foi preciso uma prorrogação, de 30 minutos. Novo empate (0 x 0). Então, rolou decisão por cobranças de pênaltis. Marcaram para o Vasco: Gaú­cho, Luís Fumanchu, Zé Mário, Ro­berto e Luís Augusto, enquanto Abel desperdiçou o dele. Pelo Fla, Zico bateu um, que o "Maza" defendeu: Vasco 5 x 4, formando com: Mazaropi; Gaúcho, Abel, Renê e Marco Antônio; Zé Mário e Zanata (Luís Augusto); Luís Fumanchu, Dé (Jair Pe­reira), Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos.   

       Fotos reproduzidas do Jornal dos Sports e de  www.vaodagama.com.br


                                                           GOLEADAS

13 de junho de 1920 - Vasco da Gama 6 x 3 Esperança - Campeonato Carioca da Segunda Divisão, no estádio da Rua Campos  Sales, com a rapaziada sendo: Nélson, Carlos Cruz e Palomone; Palhares, Fructuoso e Quintanilha; Leão, Antonico, Medina, Esquerdinha e Negrito. OBS: a pesquisa do Kike não encontrou os autores dos gols.  

SACODES

 13 de junho de 1978 - Vasco da Gama 3 x 0 São Raimudo-PA - amistoso, em uma terça-feira, na paraense Santarém e primeira encontro entre os dois times. Rolou no Estádio Barbalhão, com gols de Ramon Pernambucano, Paulinho Massariol e Marco Antônio. Os vascaínos deram uma fugidinha do Campeonato Brasileiro, que estava na oitava rodada da segunda fase, quando lideravam o Grupo J, com 13 pontos, em sete jogos, com  cinco vitórias, 18 gols pró e um saldo de 13. Dos dez grupos formados, era o mais pontuara. O técnico Orlando Fantoni estava com time bem acertadinho e encerrou a etapa liderando sua chave, com 14 pontos e tendo Paulinho por principal artilheiro da competição, então com 17 bolas nas redes. Naquele amistoso, os cruzmaltinso foram: Mazaropi (Jair Bragança); Olando Lelé, Marcelo, Gaúcho e Marco Antônio (Paulo César): Helinho, Paulo Roberto e Guina (Fernando); Wilsinho (Alcides), Paulinho e Ramon.  

13 de junho de 1948 – Vasco da Gama 4 x 2 Bahia -  amistoso, em Salvador, no já inexistente Campo da Graça, com  redes balançadas por Ademir, Tuta, Friaça e Pedrinho (contra). A partida rolou no estádio do bairro da Graça, que a Federação Baiana de Futebol vendeu, na década-70, e o técnico Flávio Costa usou: Barbosa, Rômulo e Wilson Capão; Ely, Danilo e Jorge; Friaça, Maneca, Dimas, Ademir (Tuta) e Chico.  OBS: por ser muito conviado para amistosos à época, o Almriante usou dois times para compromissos, em localidades diferentes, no 13 de junho de 1948. No RJ, ficou nos 2 x 2 Botafogo, pelo  Torneio Municipal-RJ, na Gávea-RJ (Estádio José Bastos Padilha), com Ismael e Juvenal (gol-contra) na rede. Usou: Barcheta, Laerte e Sampaio; Alfredo II, Moacyr II e Aêdo; Nestor, Ipojucan, Pacheco, Ismael e Mário Lopes. 

13 de junho de 1986 - Vasco da Gama 3 x 0 CRB-AL - amistoso, no Estádio Rei Pelé, em Maceió, com os tentos cuzmaltinos assinalados por Santos, Roberto Dinamite, abos o primeiro tempo, e Mazinho, na etapa final. OBS: a pesquisa do Kike não encontrou a escalação vascaína.    

PEGADA LEVE

13 de junho de 1963 - Vasco da Gama 2 x 0 Málaga-ESP - amistoso, no Estádio La Rosaleda, na casa do adversário, com gols de Sabará e Saulzinho e o time do técnico Jorge Veira sendo: Ita, Joel, Russo, Brito e Fontana (foto abaixo); Maranhão e Lorico (Fagundes); Joãozinho, Sabará, Saulzinho e Ronaldo (Écio).        

Fontana (D) encara Pelé reproduzido da revista Futebol e Outros Esportes 

APERTUCHOS 

13 de junho de 1937 -- Vasco da Gama 1 x 0 Bangu - Campeonato Carioca, em São Januário, com Raul marcando o gol do jogo. O ténico chamava-se Floriano Peixoto e o time dele alinhou: Joel, Poroto e Itália; Oscarino, Calocero e Marcelino Pérez; Lindo, Kuko (Mamede, Raul, Feitiço e Luna.   

13 de junho de 1985 - Vasco da Gama 1 x 0 South Melbourne-AUT - amistoso, no australiano Olimpic Park, de Melbourne. O gol único foi de Roberto Dinamite, aos 39 minutos do segundo tempo, e a escalação do treinador Edu Antunes teve: Roberto Costa; Ivan (Lira),  Nei, Nenê e Donato; Oliveira, Giberto (Claudio José) e Geovani; Mauricinho, Roberto Dinamite e Rômulo (Romário).   

13 de junho de 2019 - Vasco da Gama 1 x 0 Ceará - Campeonato Brasileiro, no estádio de São Januário-RJ, com presença de 18.562 pagantes e gol marcado por Danilo Barrcelos. Time: Fernando Miguel; Pikachu, Oswaldo Henríquez, Ricardo Graça e Danilo Barcelos; Raul, Andrey (Jairinho) e Marcos Júnior; Rossi, Tiago Reis (Valdivia) e Marrony (Lucas Mineiro). Técnico: Vanderlei Luxemburgo.  

ANIVERSARIANTES      

Marco Antônio “Boiadeiro” Ribeiro – meio-campista paulista, nascido em Paulo de Faria,  campeão brasileiro-1989; do espanhol Troféu Ramon de Carranza-1989; da Taça Guanabara-1990 e da Taça Adolpho Bloch-1990. Esteve pela Colina entre 1989/1990, disputando 60 jogos e marcando quatro trentos.    

 

  Leonardo (Pereira da Silva) – atacante, nascido, em 1974, em Picos, no Piauí, e que viveu pouco, até 2016. Foi mais um buscado pelo Almirante no Sport Recife, do qual já havia levado Ademir Menezes, Vavá e Almir Albuquerque. Foi contratado junto com Juninho Pernambucano  (foto abaixo). Pelo Vasco da Gama, em 1995, fez 26 partidas e marcou nove gols, enquanto o Juninho tornou-se um dos maiores ídolos da torcida cuzmaltina, com três passagens por São Januàrio: 1995/2001/2011/2012/201.

 .

Juninho e Leonardo chegaram juntos à Colina

Nenhum comentário:

Postar um comentário