ACONTECEU
1431 - Henrique VI da Inglaterra coroado rei de França na parisiense Catedral de Notre-Dame pelo Ttratado de Troyes depois não reconhecido pelos franceses; 1497 - navegador português Vasco da Gama passa por rio (Great Fish/Rio Grande do Peixe/Rio do Infante) de onde seu patrício Bartolomeu Dias voltou para Portugal;1653- Olivver Cromwell se torna Lorde Protector de Inglaterra, Escócia e Irlanda substituindo figura do rei; 1815 - Dom João VI eleva Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves; 1830 - Brasil promulga Código Criminal; 1990 - assinado Acordo Ortográfio da Língua Portuguesa para criar ortografia unificada e ser usada por todos os países falante do idioma,
CANECO DO DIA
caneco 16 de dezembro de 1989 - Vasco da Gama 1 x 0 São Paulo - na tarde daquele dia, por ter melhor campanha melhor do que o adversário, a rapaziada pisou no gramado do Morumbi precisando de vitória, ou de dois empates para carregar o seu segundo caneco do Brasileirão – o primeiro fora em 1974. O time era tão forte – chamado pela torcida por SeleVasco – e jogava tão confiante que foi para a luta, na capital paulista, como se fosse lember um sorvete, que foi o gol de Sorato, usando a cabeça para finalizar cruzamento do lateral-direito Luís Carlos Winck, aos cinco minutos do segundo tempo. Aquele foi um sábado e a moçada, treinada por Nelsinho Rosa, alinhou: Acácio; Luís Carlos Winck, Quiñones, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. O juiz foi Wilson Carlos dos Santos, a rena de NCz$ 2 mihões, 394 mil, 435 novos cruzeiros e o público de 71.552 pagantes. OBS: para ser campeão brasileiro, o Almirante obteve nove vitórias (47.37%) e oito empates. Só ficou duas vezer atrás no placar. Marcou 27 gols, média de 1,42 por jogo, sobrando saldo de 11 tentos.
GOLEADA
16 de dembro de 1934 - Vasco da Gama 5 x 0 Corinthians - amistoso dominical, em São Januário, no jogo 548 da história cruzmaltina. Lamana foi o cara, marcndo quatro tentos, sobrando um para Nena. Treinado pelo inglês Harry Welfare, o time do estrago teve: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto e Calocero; Novamuel, Kuko, Lamana, Nena e Orlando. OBS: este duelo iniciou-se no domingo 14 de março de 1926, com 2 x 1 vascaínos, amistosamente, no campo da Rua Paissandu, no Rio de Janeiro. De lá par cá, os dois já se encontraram por nove competições – Campeonatos Brasileiro e Mundial de Clubes; Copas Sul-Americana e do Brasil e Torneios Rio-São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa, Rivadávia Correa Meyer, Octogonal de Verão es amistosos. No meio disso tudo há um empate, por 5 x 5, em São Januário, no 17 de abril de 1955, pelo Torneio Rio-São Paulo.
SAPECA
16 de dezembro de 1976 - Vasco da Gama 3 x 0 Marcílio Dias-SC - amistoso na casa do adversário catarinense, o Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, com 10 mil pagantes. Luís Fumanchu (2) e Carlos Alberto Zanatta pintaram na rede, com o treinador Paulo Emilio mandando a campo: Mazaropi (Zé Luís); Orlando Lelé, (Toninho), Abl, Gaúcho e Marcelo; Zé Mário (Helinho), Zanatta e Luís Carlos Lemos (Tião Tomé); Luís Fumanchu, Ramon Pernambucano e Zandonaide.
APERTUCHOS
16 de deembro de 1973 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo - Nílson Andrade marcou gol-contra e o Almirante agradeceu, pois atingiu a quarta vitória sobre o rival, em sete jogos pelo Campeonato Brasileiro. Esta foi em no Maracanã, diante de 46.303 pagantes, com Turma da Colina treinada por Mário Travaglini, que escalou: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir (Gaúcho) , Zanatta e Buglê; Dé Aranha, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos.
16 de dezembro de 1979 - Vasco da Gama 2 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro, no Maracanã, assistido por 61.843 pagantes. Paulinho Massariol e Roberto Dinamite (aos 36 minutos), chegaram à rede, elevando para seis a invencibilidade diante dos paranaenses, pelo Brasileirão. Oto Glória era o treinador que escalou: Leão; Orlando Lelé, Ivan, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário, Guina e Zandonaide (Dudu Coelhão); Katinha, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol (Afrânio).
Nenhum comentário:
Postar um comentário