Vasco

Vasco

quarta-feira, 17 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 17 DE JANEIRO

Aconteceu nos 17 de janeiro - em 1819, Simon Bolivar proclama a república da Colômbia;  1811, na guerra pela independência do México, na Batalha da Ponte Calderón, uma força espanhola, de 6 mil soldados, é vencida por quase 100 mil revolucionários mexicanos; 1909, fundada a primeira instituição de ensino superior no Brasil, a Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia; 1930, o Uruguai é o primeiro campeão mundial de futebol; 1991, na Guerra do Golfo, os Estados Unidos iniciam os ataques aéreos contra o Iraque; 2015, o brasileiro Marco Archer é fuzilado, na Indonésia, por tráfico de drogas.

REPRODUÇÃO DE CARTAZ  CINEMATOGRÁFICO

Figuras importantíssimas nascidas na data: em 1706, Benjamin Franklin, estadista/cientista que arrecadou dinheiro, na França, para  financiar a guerra da independência dos Estados Unidos; 1942 – Muhammad Ali, o antes Cassius Clay, pugilista norte-americano três vezes campeão dos pesos pesados e considerado o principal da categoria em todos os tempos. Entre os vascainos, chegou o zagueiro Oscarino Costa Silva, campeão carioca-1936. Abaixo, confira grandes resultados da Turma da Colina:    

17 de janeiro de 1959 – Vasco da Gama 1 x 1 Flamengo – placar que valeu o título de SuperSuperCampeãoCarioca ao Almirante, por ter acontecido durante o que foi chanado por “supercampeonato”. Explica-se: após mais de seis meses de disputas, embaladas pela conquista da Copa o Mundo, na Suécia, pela Seleção Brasileira, três times – Botafogo, Flamengo e Vasco da Gama – chegaram empatados à última rodada do Estadual. Houve um triangular, que nada decidiu – Vasco 2 x 0 Flamego, Vasco 0 x 1 Botafogo e Flamengo 2 x 1 Botafogo. Foi-se, então, para um segundo triangular, que teve Vasco 0 x 2 Botafogo; Vasco 1 x 3 Flamengo e Flamengo 3 x 1 Botafogo. Veio, por fim, o SuperSuper, com Vasco  2 x 1 Botafogo; Flamengo 2 x 2 Botafogo e Vasco 1 x 1 Flamengo: caneco em São Januario. No jogo decisivo do SS-58, o vascaíno Roberto Pinto abriu o placar, aos 13 minutos do segundo tempo, os rubro-negros empataram aso 24, mas não adiantou. As faixas de camperão ficaram o treinador Grafdim (Francisco de Souza Fereirea) e os jogadores: Miguel, Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando e Coronel; Sabará, Almir, Roberto Pinto, Waldemar e Pinga.           

 17 de janeiro de 1963 – Vasco da Gama 5 x 0 El Oro-MEX – Torneio Pentagonal Internacional do México, no estádio da Cidada Universitária, da capital mexicana. Sabará, Maranhão, Rubacalba (contra), Viladônega e Écio marcaram os tentos para este time que o treinador Jorge Veira escalou: Ita; Joel Felício, Brito, Barbosinha e Coronel; Maranhão (Écio) e Lorico; Sabará, Viladônega, Saulzinho (Célio) e Ronaldo.       

 17 de janeiro de 1965 – Vasco da Gama 3 x 2 Alemanha Oriental – I Torneio Interncional do IV Centenaruo do Rio de Janeiro, no Maracanã, diante de 33.794 pagantes, que assistiram virada de placar, Os alemães marcram, aos 13 e Célio empatou, cobrando pênalti aos 24 minutos do primeio tempo. Os visitantes voltaram à frente do maarcdor, três minutos depois, e e tapa inicial ficou por aquilo. Na fase final, o apoiador Maranhão voltou a igualar a conta, aos, aos 39, para Célio voltar a rede, aos 44. Zezé Moreira era o terinador deste tie: Ita; Massinha, Brito, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário Tilico, Saulzinho, Célio e Zezinho.    

                                     ÁLBUM DO SUPER-SUPER-1958 

O gol de Roberto Pinto que valeu o caneco carregado para a Colina...
 
... e a volta olímpica pelo Maracanã com saudações à galera vascaína....

... em noite de um sábado em que emoções não faltaram...
... com torcedores tietando Bellini e...
... o meia Waldemar - fotos reproduzidas da revista O Cruzeiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário