Vasco

Vasco

sexta-feira, 5 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 5 DE JANEIRO

                   FOTO REPRODUZIDA DE SUPERVASCO.COM.BR

Luís Carlos Winck, um lateralzaço
Em 1915, nasce, na cearense Iguatu, o compositor musical Humberto Teixeira, que viveu até 1979 e foi parceiro de Luiz Gonzaga na canção Asa Branca, lançada em 1947. Uma espécie de hino nacional nordestino. 
Em 1932,  o nascimento foi do escritor italiano Umberto Eco, autor de O Nome da Rosa, um dos maiores sucessos literários e do cinema. Já em 1938, chegava ao planeta o futuro  rei da Espanha, Juan Carlos. Em 1944, o Daily Mail torna-se o primeiro jornal transoceânico.
Em 1968, as tropas do Pacto de Varsóvia, lideradas pela União Soviética, invadem a Tchecoeslováquia, no que ficou conhecido por Primavera de Praga. Motivoos líderes comunistas soviéticos não gostaram das ações liberalizantes do eslovaco Alexander Dubvcek, concedendo ao seu povo direitos adicionais, tentando descentralizar, parcialmente, a economia do país. Além disso, ele tentou relaxar as liberdades de imprensa e de expressão.
 No futebol vascaíno, o 5 de janeiro está  marcado por goleada 6 x 0 Bangu, em 1938, no 30º encontro entre os dois clubes. Na mesma data, em 1936, com gol de Luna, na Rua Prefeito Serzedello Correa, o Almirante fez 1 x 0 Botafogo.
Já o aniversariante do dia que vestiu a jaqueta vascaína foi o lateral-direito gaúcho Luís Carlos Winck, nascido no município de Portão, em 1963. Tirado do Internacional, em 1989, ficou até a temporada-1990 pela Colina, voltou ao Inter, mas em 1992 retornou a São Januário, pra seu fim de linha no pedaço. Ajudou o Vasco da Gama a conquistar o Campeonato Brasileiro-1989 e o Estadual-RJ-1992.   

                                              Confira as duas vitórias  citadas acima:

5 de janeiro de 1936 - Vasaco da Gama 1 x 0 Botafogo ´-terceiro turno do Campeoanto Carioca, no campo do Andaraí e com gol assinado por Luna, aos 25 minutos da etapa final.  Harry Welfare dirigia o time cruzmaltino, que foi: Panello, Osvaldo Salndanha e Itália; Oscarino, Zarzur e Calocero; Orlando, Luís de Carvallho, Gradim (Tião), Kuko e Luna (/Bahianinho).

      Poroto reproduzido da revista carioca Esporte Ilustrado

5 de janeir de 1938 - Vasco da Gama 6 x 0 Bangu - segundo turno do Campeonato Carioca, jogado em São Januário, apitado por José Ferreira Lemos, o Juca da Praia, e com gols marcados por  Lindo, aos 18 e aos 24 minutos do primeiro tempo; Niginho, aos 5, 13 e 15 da etapa final, quando Alfredo I, aos 21, também, deixou o dele no filó. Flodriano Peixoto era o nome do treinador cruzmaltino que alinhou: Joel (Rey), Poroto e Itália; Rapha, Zarzur e Calocero (Zé Luís); Lindo, Alfredo I, N|ginho, Feitiço e Luna.    

                                                                      ANIVERSARIANTE

Fernando Silva – zagueiro nascido no 5 de janeiro de 1948, em Belo Horizonte e que esteve vascaíno entre 1968 a 1970. Sempre jurou não ter cometio pênalti sobre o Pelé, no lance que resultou no mlésimo gol do "Rei do Futebol". 


Nenhum comentário:

Postar um comentário