Vasco

Vasco

domingo, 14 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 14 DE JANEIRO

                                                       ACONTECEU

1539 – Espanha anexa Cuba;  1659 – portugueses vencem espanhóis na Batalha de Elvas; 1827 – Rússia  reconhe e independência do Brasil; 1900 – ópera Tosca, de Giacomo Puccini, estreia em Roma; 1953 – Josip Broz ‘Tito” eleito primeiro presidente da Iugoslávia; 1957 – Brasil envia militares para o Canal de Suez reforçando tropas das Nações Unidas para garantir paz na região egípcia entre mares Mediterrâneo e Vermelho; 1973 – show Aloha lfrom Hwaij, via satélite, por Elvis Presley, ao vivo. Marca transmissão mais assistida por um cantor individual na história da televisão; 2005  - sonda Huygens da Agência Espacial Europeia após viagem de sete anos é primeira a pousar em Titã (lua de Saturno); 2020 - cientistas anunciam que grãos de poeira estelar pré-solares do meteorito Murchison (formados entre 5 e 7 bilhões de anos) é material sólido mais antigo já encontrado na Terra.

                                                      NASCERAM

Reprodução de capa de livro

Marco Antônio – tribuno, três vezes cônsul e membro de triunvirato de república romana (83 a 30 AC); Catarina de Áustria – nascida espanhola, arquiduquesa da Áustria; rainha consorte  de Porugal por casamento com Dom João III e regente (1557/1562) durante menoridade do neto Dom Sebastião;
Manuel de Oliveira Gomes da Costa – 10º presidente da república portuguesa, comandante de tropas durante I Guerra Mundial e líder do golpe militar de 1926; Richard Felton Outcault - autor/ilustrador norte-americano considerado inventor da tira em quadrinhos moderna;  Nina Ricci – designer italiana de alta costura das mais famosas do seu tempo com seu nome batizando marca de roupas, perfumes, sapatos e acessórios da griffe Nina Ricci (1883 a 1970); John dos Pasos – romancista/poeta/dramaturgo norte-americano (1896 a 1970);  Juarez Távora – militar revolucionário, general e ocupantes de vários cargos importantes em governos brasileiros (1898 a 1975); Giulio Andreotti – três vezes primeiro-ministro italiano e senador vitalício (1919 a 2013); Marilene Dabus – nascida em Caxambu-MG é primeira mulher a cobrir futebol (1969) no Brasil destacada pelo jornal carioca Ultima Hora para "diariar" o Flamengo. (1940 a 2020); em 1941 – Faye Dunaway - atriz norte-americana ganhadora dos prêmios mais importantes do cinema do seu país.
Faye Dunaway by https://www.warnerbros.com/movies/bonnie-and-clyde

CANECO DO DIA 
                                                           
14 de janeiro de 1940 - Torneio Luiz Aranha, disputado em São Januário, primeiro interclubes interancional no Brasil e primeiro título internacional da Turma da Colina, que se bateu contra os argentinos Independiente e San Lorenzo, em jogos com dois tempos de 15 mintos, cada. No primeiro prélio, Vasco 1 x 0  Sasn Lorenzo, com gol marcdo por Fantoni, aos 3 minutos, e time sendo: Nascimento, Jaú e Florindo; Figliola, Zarzur e Argemiro. Lindo, Fantoni, Villadoniga, Nino e Orlando Rosa Pinto. A final teve Vasco da Gama 0 x 0 San Lorenzo, com prorrogação e o Almirante cedendo um escanteio a menos, razão de ficar com o caneco, repetindo o time do jogo anterior, treinado por HarryWelfar. OBS: a competição teve participações, também, de Flamengo e Botafogo.  
                                                      GOLEADA

14 de janeiro de 2007 - Vasco da Gama 4 x 0 Vila Rio-RJ - amistoso no Estádio do Traballhador, em Resende-RJ, com gols marcados por Leandro Amaral, Alesssandro, Dario Conca e Valdiram. O treinador Renato Gaúcho Portaluppi escalou: Cássio (Roberto); Thiago Maciel (Wagner Diniz), Fábio Braz (Joge Luiz),  Dudar (Anderson Luiz/Madson) e  Diego (Sandro); Ygor (Roberto Lopes), Amaral (Ives), Abedi (Marcelinho) e Morais (Conca);  André Dias (Valdiram) e Leandro Amaral) (Alessandro).

                                                  PEGADA LEVE

14 de janeiro de 1951 - Vasco da Gama 2 x  0 Botafogo - Campeoanto Carioca, no Maracanã, com gols de Maneca e Ademir Menezes, diante de 72.762 pagantes. Time do dia: Brbosa, Augusto e Laerte; Ely, Danilo e Jorge;  Alfredo II, Ipojuan, Ademir e Djayr, treinador por Flávio Costa. 

14 de janeiro de 2009  - (quarta-feira) - jogo-treino, no capixaba estádio do Clube Esportivo Social Independente, em Vila Velha-ES, com vira-vira assistido por mais de quatro mil torcedores e com go marcados por Paulo Sérgio, Faioli, Enrico e Ramon; O treinador Dorival Júnior mandou a campo: Rafael (Ânderson); Paulo Sérgio (Fagner), Fernando (Vilson), Gian (Titi) e Fernando Galhardo (Edu Pina (Ramon); Amaral (Nílton), Mateus (Pedro Vera/Bruno Gallo), Jéferson (Léo Lima) e Fernandinho (Milton Benítez (Philippe Coutinho)); Alex Teixeira (Enrico) e Carlos Alberto (Faioli). OBS: por ser período de pré-temporada, o adversário escalou sete juvenis e reservas, enquanto o Almirante movimentou toda a sua rapaziada. .

                                                     SAPECAS

14 de janeiro de 1923 - Vasco da Gama 3 x 1 Americano-RJ capital - amistoso no estádio da Rua Figueira de Melo,  com gols marcados por Negrito (2) e Pires. O time do treinador Ramón Platero teve: Godoy, Van Erven e Carlinhos; Nolasco, Maglhães e Arthur; Paschoal, Pires, Torterolli, Dutra e Negrito. OBS: este Americano era da capital carioca, não confundir com o Americano de Campos-RJ.

                                               APERTUCHOS 

14 de janeiro de 1962 -  Vasco da Gama 1 X 0 Santa Cruz–PE - amistosamente, no estádio da Ilha do Retiro, com gol de Saulzinho para esta rapaziada: Ita; Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Joel; Nivaldo e Lorico; Sabará, Viladônega, Saulzinho (Vevé) e Da Silva (Joãozinho), treinados por Paulo Amaral.   

   ANIVERSARIANTE

Passe famoso reproduzido de facebook
Entre os vascaíno, o  nascido no 14 de janeiro (de 1982) foi o carioca Leonardo Mendes Lima da Silva, o meia carioca Léo Lima, cria do Madureira e que chegou a São Januário, em 1999, para ficar até 2003, período em que disputou 116 jogos e marcou 13 gols.
  Léo Lima sempre foi mais lembrado pelo cruzamento, da esquerda, de letra, para seu companheiro dos tempos de amador no “Madura’, o goleador Souza Caveirão, balançar a rede do Fluminense – segundo tento -, na decisão do Estadual-2003.
Na temporada de sua chegada à Colina, Léo Lima integrou a Seleção Brasileira Sub-17 e ficou campeão mundial. Em 2004, deixou o Vasco da Gama e rodou pela Europa, mas voltou, em 2009, quando disputou  mais 22 partidas e mandou cinco bolas na rede. 
Talvez, o fato vascaíno mais relevante dos 14 de janeiro tenha sido a estreia de Roberto Dinamite, aos 17 deidade, no time principal, lançado pelo treinador Admildo Chirol, no  segundo tempo de Vasco 0 x 1 Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro de 1971. Turma do dia: Andrada; Fidélis, Moisés Renê e Alfinete; Alcir e Afonsinho; Luís Carlos Lemos, Dé Aranha, Pastoril (Roberto Dinamite) e Rodrigues. Mas tem mais. 
                                                         TALVEZ

Para alguns historiadores, o fato vascaíno mais relevante dos 14 de janeiro, talvez,  tenha sido a estreia de Roberto Dinamite, aos 17 deidade, no time principal, lançado pelo treinador Admildo Chirol, no  segundo tempo de Vasco 0 x 1 Bahia, na Fonte Nova, em Salvador, pelo Campeonato Brasileiro de 1971. |Naquele dias, ele entrou nestas formação: Andrada; Fidélis, Moisés Renê e Alfinete; Alcir e Afonsinho; Luís Carlos Lemos, Dé Aranha, Pastoril (Roberto Dinamite) e Rodrigues. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário