Vasco

Vasco

terça-feira, 2 de janeiro de 2024

CALENDÁRIO DA COLINA - 2 DE JANEIRO

        FOTO REPRODUZIDA DE MANCHETE ESPORTIVA

Pinga bateu na rede da Lusa-RJ
O 2 de janeiro é o dia dedicado à deusa suméria Inanna, a mãe do vinho e dos grãos. Nela, em  1884, fundadava-se a Federação Espírita Brasileira, no Rio de Janeiro. De suas parte, o Club de Regatas Vasco da Gama, catolicissimo, tem o costume de promover entrevistas em sua sede com uma imagem de Nossa Senhora sobre a mesa do entrevistado.
Na história do planeta Terra, em 1959, a então União Soviética lançava a Luna-1, primeira sonda espacial a chegar perto da Lua. De sua parte o Vasco da Gama foi o primeiro clube carioca a jogar contra um time soviético no Rio de Janeiro. Ficou pelo 1 x 1 Dínamo Moscou, no Maracanã, em 1957. 
Para quem viaja pelo mundo a fora, é bom anotar que o 2 de janeiro é dia de visitação pública ao palácio imperial de Tóquio, no Japão, e feriado bancário para os escoceses. 
  No futebol, o número de jogos vascaínos nos 2 de janeiro coincide com a data. A  rapaziada foi a campo só em 1921, contra o River,  e, em 1955, diante da Portuguesa da Ilha do Governador.
Vasco 3 x 2 River foi vitória com virada de placar. O rival abriu a conta, Pederneiras empatou e eles voltaram a passar à frente do marcador, no primeiro tempo. No segundo, Lamego (2) garatiu o trifunfo desta rapaziada: Nelson, Carlos Cruz  e Van Erven; Palhares, Lamego e Barreira; Pederneira, Torteroli, Palamone, Godoy e Negrito.       
Vasco 2 x 3 Portuguesa-RJ teve, também, virada de placar, mas pelo adversário. Apitado pelo mexicano Diego Di Leo, foi jogado, em 1955, mas valendo, ainda, pelo Campeonato Carioca-1954, no estádio da Rua Campos Sales. Os tentos vascaínos, assinados no primeir tempo, foram de Pinga e Sabará, enquanto a pisada na bola aconteceu na etapa final. Treinado por Flávio Costa, o Vasco do dia teve: Victor Gonzalez, Mirim e Elias; Ely do Amparo, Amaury e Dario; Sabará,  Vavá. Alvinho, Pinga e Parodi, que foi expulso de campo.       

ANIVERSARIANTE - nascido na argentina Rosário - 2 de janeiro de 1939 - Edgardo Norberto Andrada surgiu para o sucesso defendendo o Rosário Central, de sua terra, em 1960. Chegou ao Vasco da Gama, em 1969, e saiu, em 1976, quando foi para o Vitória, da Bahia. De São Januário, levou na bagagem os títulos de campeão carioca-1970 e brasileiro-1974, este, por este time: Andrada; Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir e Bougleux; Jorginho Carvoeiro, Ademir, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos. Em 1977, voltou à Argentina e jogou pelo Colón. Em 1982, cheogu ao seu ponto final de linha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário