GOLEADAS
10 de novembro de 1940 - Vasco da Gama 4 x 1 Fábrica das Armas-MG - amisoso, no Estádio Esperança, em Itajubá-MG. Fabricaram bola na rede: Viladoniga (2), Lindo e Alfredo I. O treinador era Harry Welfare e o time alinhoou: Chiquinho, Jahu (Oswaldo Saldanha) e Florindo; Rodriguez, Zarzur e Argemiro; Lindo, Alfredo I, Viladoniga (Alfredo II/Salim), Nino e Orlando Rlosa |into. |
10 de novembro de 1954 - Vasco da Gama 6 x 3 Uberaba-MG - amistoso fora de casa, no uberabense Estádio Boulanger Pucci, com Vavá (2), Ademir Menezes, Alvinho, de pênalti, e Maneca confirmando o que deles a galera esperava. Foi o jogo 1.499 da rapaziada, então treinada por Flávio Costa e que fazia o segundo amistoso entre os dois clubes - primeiro em 1951. Time da vez: Vctor González, Paulinho de Almeida e Elias (Beto); Mirim (Adésio), Laerte Amaury e Dario; Pedro Bala (Iêdo), Maneca, Ademir Menezes (Vavá) , Pinga e Alvinho.
10 de novembro de 1962 - Vasco da Gama 5 x 1 Madureira – Campeonato Carioca, no estádio General Severiano. À rede, compareceram um verdadeiro "brasil boleiro": o gaúcho Saulzinho; o paulista Sabará; o maranhense Maranhão e os baianos Da Silva e Villadônega. Brdindaram com o filó, para gáudio do técnico Jorge Vieira, estes rapazes: Ita; Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Coronel; Maranhão e Lorico; Sabará, Viladônega Saulzinho e Da Silva.
Maranhão reproduzido de revista vascaína
OBS: José Ribamar Celestino foi o nome anotado no cartório pelo apoiador Maranhão, que ganhou tal apelido, em São Januário, por ter chegado (e nascido) de São Luís do Maranhão. Vascaíno, entre finais da década-1950 e até 1967, ele disputou 257 jogos e marcou 16 gols vascaínos, ajudando a moçada a conquistar os torneios Pentagonal do México-1963; Internacional do IV Centenário do Rio de J|aneiro-1965; Rio São Paulo-1966 e a I Taça Guanabara-1965. Viveu de 03 de julho de 1942 a 22 de agosto de2007.
10 de novembro de 1963 - Vasco da Gama 4 x 1 Madureira – Campeonato Carioca-1963, em São Januário, com de Célio na rede, aos 2 e aos 4 minutos do primeiro tempo, seguido, na etapa final, por Da Silva e Joãozinho. Time do dia: Marcelo Cunha; Paulinho de Almeida, Brito, Barbosinha e Pereira; Odmar e Lorico; Joãozinho, Mário Tilco, Célio Taveira e Da Silva.
Da Silva reproduzido da Revista do Esporte
OBS: o atacante Da Silva citado na escalação acima tinha nome de registro cartorial incomum: Cleóbulo da Silva Docio. Nascido na baiana Ilhéus, disputou 60 partidas e marcou oito gols vascainados, entre 22.08.1961 (Vasco da Gama 2 x 2 Real Madrid-ESP) e 21.04.1965 (Vasco da Gama 1 x 1 Rio Branco-ES). Foi campeão carioca de aspirantes-1961 e viveu de 19.01.1936 a 01.04.2018.
SACODE
10 de novembro de 1979 - Vasco da Gama 3 x 0 Ceará - o Maracanã foi aberto naquele sábado para apenas 7.079 pagantes irem ao jogo. Paulinho Massariol (2) e Roberto Dinamite (aos 7 do segundo tempo) dinamitaram os alvinegros cearenses. O pavio da vitória foi aceso pelo treinador Oto Glória, que mandou ao fogo da partida: Leão; Orlando Lelé, Ivan, Gaúcho e Paulo César Silva; Zé Mário, Guina e Paulinho (Dudu Coelhão); Katinha, Roberto Dinamite e Wilsinho.
10 de novembro de 2019 - Vasco da Gamas 3 x 0 CSA-AL - Campeonato Brasileiro, no Estádio Rei Pelé, em Maceió-AL, com Raul, Oswaldo Henríquez e Carlinhos (gol-contra) escrevendo a vit[ópria da turma do treiandor Vanderlei Luxemburgo, que tginha: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Osvaldo Henríquez, Ricardo (Werley) e Danilo Barcelos; Richard, Raul e Marcos Júnior (Marquinho); Rossi, Ribamar e Felipe Ferreira (Fred Guarín).
PEGADAS LEVE
10 de novembro de 1974 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense - Campeonato Carioca, no Maracanã, prestigiado por 45.135 presentes. O lateral-direito Fidélis e o artilheiro Roberto Dinamite, de pênalti (aos 31 do segundo tempo), marcaram os gols da rapaziada comandada pelo técnico Mário Travaglini, que escalou: Andrada; Fidélis (Paulo César Puruca), Moisés, Miguel e Alfinete; Alcir e Gaúcho; Jorginho Carvoeiro (Bill), Fred, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos.
APERTUCHOS
10 de novembro de 1965 - Vasco da Gama 1 x 0 Náutico-PB - jogo de ida pela Taça Brasil, que apontava um time brazuca à Taça Libertadoe. Disputado no Maracanã, teve tento vascaíno marcado por gol-contra por Mauro Calixto, a dois minutos do final da partida, asasistida por 26.236 pagantes. O treinador era Zezé Moreira, que escalou: Gainete; Ari (Joel Felício), Brito, Fontana e Oldair; Maranhão e Lorico; Zezinho, Célio Taveira, Mário Tilico e Danilo Menezes.
10 de novembro de 2009 - Vasco da Gama 1 x 0 Campinense-PB - Campeoanto Brasileiro da Série B, levando a rapaziada ao Estádio Amigão (Governador Ernani Sátiro), na paraibana Campina Grande, pra correr muito pra fazer um golzinho. E, já que estava pelo Nordeste, o baiano Élton saiu pro abraço do time treinado por Dorival Júnior e que foi: Fernando Prass; Fagner, Vilson Titi e Ramon Mota; Nílton Alan, Souza e Carlos Alberto Gomes (Magno); Adriano e Élton (Alex Teixeira).
INSISTENTE
10 de novembro de 1957 - Vasco da Gama 3 x 0 Botafogo - carimbada na faixa do campeão carioca daquela temporada em que Turma da Colina não se dobrou diante dos alvinegros - 2 x 2 no outro jogo ds dois turnos do Campeonato Carioca. No prélio desta data, Wilson Moreira abriu a porteira, no primeiro tempo, para Almir Pernambuquinho (2) completar o serviço na fase final. Jogo no Maracanã, assitido por 37.571 pagantes, com o treinador Fracisco Ferreira de Sousa, o Gradim, mandando à luta: Carlos Alberto Cavalheiro; Paulinho de Almeida e Bellini; Écio, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Almir Pernambuquinho, Wilson Moreira, Rubens e Pinga.
Écio reproduzido da Revita do Esporte
OBS: presente na escalação acima, Écio Capovila foi apoiador vascaíno, entre 1957/1963,
por 265 jogos e nove gols. Em 1958,
foi campeão estaduad-RJ, do Torneio Início do Campeonato Carioca e do Torneio Rio São Paulo. Em 1963,
do Pentagonal do México. Nascido na
paulista Valinhos, viveu de 09.11.1936 a 28.09.2020.
10 de novembro de 1985 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo – Estadual-RJ, no Maracanã, assistido por 35.126 almas que penaram para ver apenas um gol, marcado por Roberto Dinamite, aos 47 minutos. Quem mandou vencer foi o treinador Antônio Lopes, que escalou: Acácio; Heitor, Fernando, Newmar e Paulo César; Vítor, Luís Carlos Martins (?) e Gersinho (Geovani); Santos (Mauricinho), Roberto Dinamite e Romário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário