ACONTECEU
https://www.voltaaomundo.pt/tunel-da-mancha
1160 – casamento do rei Luis VII da França com Adélia de Champanhe; 1833 – queda de meteoros (chuva de estrelas cadentes) vista do Canadá até o México; 1841 – médico ofalmologsta e cirurgião escoês James Braid vê demonstração de magnetismo animal e estuda assunto que chamou por hipnotismo com primeiros conceitos científicos sobre uso terapêutico; 1964 - Cruzeiro Novo é novo padrão monetário brasileiro; 1980 restabelecida eleição direta para governadores e o fim dos senadores biônicos (indicados) pelo regime mlitar dos generais-presidentes brasileiros; 1994 - primeiras viagens pelo túnel do Canal da Mancha entre Inglaterra e França.
NASCIMENTOS
Foto acima by https://www.defesaemfoco.com.br/mascarenhas-de-morais
13.11 – Robert Stevenson - escritor escocês autor de O Médico e o Monstro e um dos mais ais traduzidos do planeta (viveu de 1850 a 1894); primeria alemã doutorada em Filosofia e fundadora de entidades ligadas aos direitos da mulher (1869 a 1943); Mascarenhas de Morais - comandante da Força Expedicionária Brasileira-1944/1945 na Itália durante II Guerra mundial e últmo marechal brasileiro na ativa (1869 a 1965); Jimmy Fontana – cantor italiano (1934 a 2013); Elino Julilão – cantor brasileiro forrozeiro (1936 a 2006); em 1943 – Roberto Boninsegna – dos maiores astro do futebol italiano vencedor de três campeonatos nacionais, uma Copa da Itália, uma Copa da Europa e duas vezes principal artilheiro do Campeonato Italiano.
CANECO DO DIA
13 de novembro de 2009 - Vasco da Gama 2 x 1 América-RN - festança para 52.985 torcedores (52.237 pagantes) que pintaram no Maracanã, em noite de sexta-feira 13, fera para a nação cruzmaltina, pois a Turma da Colina conquistava, por antecipação, o título do Campeonato Brasileiro da Série B. Sob o apito de José Henrique de Carvalho-SP, o prélio rendeu R$ 746.33000 e a moçada mando um vira-vira pra cima do time potiguar, que abriu o placar, aos 13 minutos do primeiro tempo. Elton, cobrando pênalti, aoss 15 da etapa final, e Alex Teixeira, aos 40, praticaram o esporte predileto da rapaziada, a virada de placar. Dorival Júnior era o treinador vascaíno e seu time teve: Fernando Prass (foto/E); Fagner (Aloísio), Vílson (Philippe Coutinho), Titi e Ramon Mota; Nilton, Souza, Ernani (Fumagalli) e Carlos Alberto Gomes; Alex Teixeira e Élton). OBS: para chegar ao título, a turma disputou 38 jogos, vencendo 22 (empatou 10), o que lhe deu 66,67% de aproveitamento. Marcou 58 gols, à média de 0,67 por partida, com saldo de 29. Os “matadores” foram: Élton, 17 gols; Carlos Alberto 9; Adriano 5; Alex Teixeira 4; Ramon Mota 3; Edgar, Fagner, Gian Mariano, Nilton, Robinho e Souza 2; Amaral, Fernando, Fumagalli, Léo Lima, Paulo Sérgio, Rodrigo Pimpão e Titi 1.
GOLEADA
13 de nvembro de 1964 - Vasco da Gama 5 x 0 Olaria - no Estádio General Severiano, pelo segundo turno do Campeonato Carioca, com a “Dupla do Barbante - Célio Taveira Filho e Saul Santos Silva (Lorico à esquerda deles na foto) - excedendo. O primeiro mandou o goleiro buscar a bola no filó, em três ocasiões; o outro, em mais uma – houve, ainda, gentileza (gol-contra) de Marcos. O técnico Ely do Amparo mandou a campo: Levis (Ita); Joel Felício, Caxias, Fontana e Barbosinha; Maranhão e Lorico; Mário Tilico, Célio, Saulzinho e Zezinho.
SACODE
13 de novembro de 1957 - Vasco da Gama 3 x 0 Olaria - Campeonato Carioca, no Maracanã, com maracanaços na rede por conta de Pinga, Wilson Moreira e Almir Pernambquinho. O treinador da rapaziada era Franiso de Souza Ferreira, o Gradim, que escalou: Carlos Alberto Cavalheiro, Paulinho de Almeida e Bellini; Écioo, Orlando Peçanha e Coronel; Sabará, Almir, Wilson Moreira, Rubens e Pinga.
PEGADAS LEVES
13 de novembro de 1974 – Vasco da Gama 2 x 0 Madureira - terceiro turno do Campeonato Carioca e sétima vez em que o placar acima se repetia, em 81 encontros pela disputa, com 64 vitórias cruzmaltinas com 229 gols marcados. O pega marcou, também, a 26ª partida invicta da rapaziada, por Estaduais, diante do Madura (apelido do adversário), batido pelos gols de Roberto Dinamite, de pênalti, (aos 13) e de Neném, ambos no primeiro tempo. Diante de 5.022 pagantes, em São Januário, quem venceu chamava-se: Andrada; Fidélis, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir e Zanatta e Fred; Bill, Roberto Dinamite (Neném/Gaúcho) e Luís Carlos Lemos. O chefe desta rapaziada era Mário Travaglini.
13 de novembro de 2002 - Vasco da Gama 2 x 0 Ponte Preta -– comandado pelo treinador Antônio Lopes, o time cruzmaltino chegou a quatro partidas invicto diante do adversário paulista de Campinas. Jogo do Campeonato Brasileiro, em São Januário, com Valdir Bigode e Ramon Menezes mandando uma banana para a Macaca (apelido do visitante). Rapaziada batedêra: Fábio; Géder, Marcelo Magalhães e Rogério Pinheiro; Wellington (Glaydson), Bruno Lazaroni, Léo Lima, Petkovic e Edinho (Siston); Ramon Menezes e Valdir Biogode (Rodrigo Souto). .
13 de novembro de 2005 - Vasco da Gama 2 x 0 Fluminense -
jornada em que Romário foi o cara, pelos inicios e no final do clássico, isto
é, aos 6 minutos do primeiro tempo e aos 48 do segundo. Naquela tarde de
domingo, rolava Campeonato Brasileiro, com visitante mal recebido, em São
Januário, por ordem do treinador Renato Gaúcho Portaluppi,
para: Roberto; Wagenr Diniz, Luciano, Fábio Brtaz e Diego; Amaral, Ives Abedi
(Rubens) e Morais (Rodrigo); Róbson Luís (Têti) e Romário.
13 de
novembro de 2011 - Vasco da Gama 2 X 0 Botafogo – o apoiador Fellipe
Bastos, no primeiro tempo, e o zagueiro Dedé, no segundo, foram às redes,
pelo Campeonato Brasileiro, no Engenhão (Estádio João Havelange, hoje Nílton
Santos), em um domingo, com público de 28.880 pagantes. O treinador
Cristóvão Borges contou com: Fernando Prass; Fagner, Dedé, Renato Silva e
Allan; Rômulo, Jumar, Felilpe Bastos (Nilton) e Felipe (Juninho Pernambucano);
Éder Luís e Diego Souza.
INSISTENTE
13 de novembro de 1938 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo – Campeonato Carioca, no estádio de São Januário, com rival muito mal recebido. Saiu de campo chorando a queda no placar, provocada por Argemiro e Alfredo. Escorados nas ordens do uruguai Ramón Platero esta rapaziada fopi quem bateu: Joel, Jahu e Florindo; Oscarino, Azzize e Argemiro; Gabardinho Villadoniga (Bahia), Luna, Alfredo I e Orlando Rosa Pinto (??|??).
13 de novembro de 1949 - Vasco da Gama 2 x 1 Flamengo - a moçada compareceu ao estádio rubro-negro da Gávea, cumprindo a tabela do segundo turno do Campeonato Carioca. E bateu no dono da casa, de virada, na etapa derradeira, com cascudos mandados por Ademir Menezes. Mas, vencer os rubro-negros, por aquela época, não era novidade. Já rolava desde o primeiro dia de bola rolando na casa flamenguista. Daquela nova vez, um domingão, os visitantes indesejáveis chamava-se: Barbosa; Augusto e Wilson Capão; Ely, Danilo e Alfredo II; Nestor, Ipojucan, Heleno de Freitas Ademir Menezes e Chico.
APERTUCHOS
13 de novembro de 1966 - Vasco da Gama 1 x 0 Fluminense de Feira de Santana-BA - reinaguruava-se o estádio que ganhou por nome Joia da Princesa, oficialmente, Alberto Oliveira. Era uma tarde de domingo wquando a rapaziada torceuo os chifres dos Touros do Sertão (apelido do visitado), com um getileza (gol-contra) de Val, aos 44 minutos do segundo tempo. O ex-médio vascaíno Ely do Amparo estava como treinador e o time recorreu ao instituto da contagem mínima por conta de: Edson Borracha (Valdir Appel); Ari, Hélio, Fontana e Silas; Salomão (Maranhão) e Danilo Menezes; Nado, Paulo Mata, Célio Taveira e Zezinho.
13 de novembro de 2019 - Vasco da Gama 4 x 4 Flamengo - 34ª rodada do Campeonato Brasileiro, no Maracanã-RJ, asssitido por 47.838 pagantes e 52.757 presentes. Marrony, Pikachu, Marcos Junior e Ribamar marcaram os tentos cruzmaltinados para esta formação: Fernando Miguel; Yago Pikachu, Osvaldo Henríquez, Ricardo e Danilo Barcelos; Richard, Raul (Gabriel Pec), Guarín e Marcos Junior (Bruno Cesar); Marrony (Ribamar) e Rossi, dirigidos pelo treinador Vanderlei Luxemburgo. OBS: clássico emocionantíssimo, em que Ribamar empatou, em cabeçada, na última bola do jogo. Atacante alto – 1m84cm – e pesadão - 81kg – Lucas Ribamar Lopes
dos Santos Bibiano (foto aima) nasceu no Rio de Janeiro (21.05.1997) e esteve vascaíno
entre 2019/2020, por 64 partidas e oito gols marcados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário