4 de julho de 1948 - dia de festa na Colina. O Almirante conquistou o Torneio Início do Campeonato Carioca, um aperitivo, desde 1916, para o Campeonato Carioca. Para chegar ao título, a rapaziada começou vencendo o Bonsucesso, por 1 x 0. Chico bateu no barbante, aos 8 minutos do jogo que tinha dois tempos de 15, cada. Mario Vianna apitou e o time foi: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Dimas, Ademir Menezes e Chico. No segundo compromisso, diante do América, a decisão foi por pênaltis e a moçada mandou 3 x 2, com Friaça sendo o batedor. Carlos de Oliveira Monteiro, o "Tijolo", apitou e o time só trocou Dimas por Friaça, tendo sido: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Ademir e Chico. Na decisão, apitada por Mário Vianna, 1 x 0 sobre o Olaria, com gol de Friaça, aos 8 minutos do segundo tempo. O time foi quase o mesmo da partida anterior, só trocando Ademir, por Tuta. Jogaram: Barbosa, Wilson e Rafagnelli; Ely, Danilo e Jorge; Djalma, Maneca, Friaça, Tuta e Chico. OBS: o Almira foi campeão do Torneio Início em 1926/29/30/31/32/42/44/45/48/58, ressaltando-se que, em 1932, houve duas disputas, com os vascaínos vencendo a da Associação Metropolitana de Esportes Athléticos. A outra foi da Liga Metropolitana de Desportos Terrestres.
5 de julho de 2010 - A rapaziada levou o caneco da Copa da Hora, de Florianópolis-SC, com participações, ainda de Avaí-SC, Coritiba-PR e Grêmio-RS. O Vasco da Gama estreou, em 30 de junho, no Estádio da Ressacada, como 3 x 1 Avaí e gols por Dedé, aos 2, e de Rafael Coelho, aos 28 minutos do primeiro tempo, e de Léo Gago, aos 36 da etapa final. O juiz foi Célio Amorim-SC e o time vascaíno, treinado por Paulo César Gusmão teve: Fernando Prass; Fernando, Cesinha. Dedé (Thiago Martinelli) e Rafael Carioca (Léo Gago); Jéferson (Allan), Ramon (Ernani), Rafael Coelho (Bruno Paulo) e Fumagalli (Magno). Em 3 de julho, a mopçada caiu, por 0 x 3 Grêmio, no mesmo estádio e com apitos de José Acácio da Rocha-SC, contando com: Fernando Prass; Cesinha, Thiago Martinelli (Fernando), Dedé e Elder Granja (Fagner); Rômulo (Léo Gago), Rafael Carioca, Jéferson (Fumagalli), Ramon, Jonathan (Allan) e Rafael Coelho (Rodrigo Pimpão).
Dois dias depois, os vascaínos se recuperaram e passaram pelo Coritiba, por 3 x 2, com Thiago Martinelli, aos 8; Allan, aos 13, e Fumagalli, aos 39 minutos do segundo tempo, comparecendo ao filó. Diante de igualdade, em tudo, com o Avaí, o Vasco levou a taça, porque vencera os alviazuis catarianenses no confronto direto. No jogo que valeu o título foi, apitado por José Acácio, na Ressacada, o Vasco teve: Fernando Prass; Fagner (Elder Granja), Thiago Martinelli, Fernando e Ramon (Allan); Rômulo, Rafael Carioca, Ernani (Cesinha) e Jéferson (Fumagali); Jonathan (Bruno Paulo), e Rodrigo Pimpão. RESULTADOS: 30.06.2010 – Vasco 3 x 1 Avaí e Coritiba 2 x 0 Grêmio; 03.07-1010 – Vasco 0 x 3 Grêmio e Avaí 2 x 1 Coritiba; 05.07.2010 - Vasco 3 x 2 Coritiba e Avaí 3 x 2 Grêmio.
2 de julho de 2007 - o govenador do Estado do Rio de Janeiro, o vascaíno Sérgio Cabral Filho, assinou o projeto de lei de número 5.052, criando o Dia do Club de Regatas Vasco da Gama. Antes, quando a cidade do Rio de Janeiro vivia os seus 439 anos de fundação, pelo decreto número 23925, de 22 de janeiro de 2004, Cabral Filho trocara o nome da Rua do Reservatório, denominação dada pelo decreto número 1.165, de 31 de outubro de 1917, no bairro Vasco da Gama, VII Região Administrativa (São Cristóvão), para Rua Dulce Rosalina, em homenagem à torcedora-símbolo do clube cruzmaltino e que viveu por 79 viraas de calendário, sendo a primeira mulher a chefiar uma torcida no futebol brasileiro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário