Vasco

Vasco

quarta-feira, 2 de março de 2022

HISTORI&LENDAS DA COLINA - CÉLIO

                                                     

2 de março de 1966 – Vasco da Gama 3 x 0 Corinthians  - noite de uma quarta-feira, quando o paulistano estádio do Pacaembu (Paulo Machado de Carvalho) recebia 44.154 pagantes, gerando arrecadação de Cr$ 66 milhões e 50 mil cruzeiros, números muitos bons para a época. O motivo para isso era a grande divulgação feita pela imprensa em torno da estreia de Mané Garrincha na ponta-direita do time corintiano. O craque era uma das esperanças dos alvinegros para acabar com o jejum de títulos no Campeonato Paulista, o que não vinha desde 1954. Os vascaínos, no entanto, não tomaram conhecimento da alegria e a expectativa do adversário e lhe sapecaram 3 x 0, valendo pelo Torneio Rio-São Paulo, um dos embriões do atual Campeonato Brasileiro. O volante baixinho Maranhão abriu a conta, aos 23 minutos, e Célio a aumentou, aos 37. No segundo tempo, o mesmo Célio fez o terceiro, aos 35 minutos. E a torcida do anfitrião começou a ir embora. Comandado pelo treinador Zezé Moreira, o Almira do dia teve: Amauri; Joel Felício, Brito, Fontana e Oldair; Maranhão, Lorico (Picolé) e  Danilo Menezes; Luizinho Goiano (Zezinho), Célio Taveira e Tião (Altamiro Capixaba).   

Foto de Célio reproduzida da Revista do Eporte. Veja os dois gols que ele marcou contra os corintinos no link  -  https://www.youtube.com/watch?v=jVYdQxKrYpU                                                                                                             

9 de janeiro de 1966 - Vasco da Gama 2 x 0 Univresidad-ELS - amistoso na casa dos salvadorenhos, o Estádio Olímpico de San Salvador, em um domingo, com o artilheiro Célio Taveira Filho, que nesta foto reproduzida da Revista do Esporte aparece brincando de goleiro, reafirmando a sua intimidade com o filó. A mando do treinador Zezé Moreira deixou duas pipocas na chapa quente para esta formação: Lévis; Joel Felício (Ari), Brito, Ananias e Oldair; Maranhão e Danilo Menezes; Luizinho Goiano, Mário Tilico (Acelino), Célio (Benê) e Zezinho. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário