Vasco

Vasco

domingo, 23 de fevereiro de 2014

CORREIO DA COLINA - PESOS E MEDIDAS

"Eu e um amigo estamos colocando peso em datas históricas crumaltinas. Entendemos que a primeira vitória e o primeiro jogo internacional merecem a mesma consideração. Correto? João Cláudio Veras Filho, de Porciúncula-RJ.
Analisemos assim, João: em 29 de outubro de 1916, quando venceu o River, por 2 x 1, na Rua Figueira de Melo, pelo Campeonato Carioca da Segunda Divisão, o Vasco começava no futebol, com um time fracote. Tanto que, na estreia, em 3 de maio, levou 10 x 1 do Paladino, marcando um gol quando já perdia por 8 x 0. Para obter a sua primeira vitória,  jogou com dois homens a mais do que o adversário. Problema da desorganização do time do bairro da Piedade, de onde era o River.
Com relação ao primeiro jogo internacional, em 2 de dezembro de 1923, podemos entender que, do ponto de vista técnico, o empate, por 1 x 1, com o Universal, do Uruguai, país de futebol então mais evoluído, pode ter peso igual, pois o visitante atuou com o seu time reserva, contando com o empréstimo de três jogadores – Mathias, Eurico, Affonso  Lúcio – do Bonsucesso. 
DETALHES: Vasco 2 x 1 River foi apitado por Horácio Salema Ribeiro e os gols vascaínos de autoria de Alberto, aos 10, e Cândido, aos 34  minutos, com o time sendo: Ary Correia, Jaime Guedes e Augusto Azevedo; Victorino Rezende, João Lamego e Manuel Baptista; Bernardino Rodrigues, Adão Antônio Brandão, Joaquim de Oliveira, Alberto Costa Júnior e Cândido Almeida
Vasco 1 x 1 Universal teve arbitragem de Braz de Oliveira, com o primeiro tento internacional vascaíno marcado por Russo. O time foi: Amaral, Mingote e Hespanhol; Arthur, Floriano e Miranda; Adão, Russo, Pires, Badú e Godoy.

Nenhum comentário:

Postar um comentário