Vasco

Vasco

sábado, 5 de setembro de 2020

PINGA DA MELHOR QUALIDADE - 1

1 - Pinga, isto é José Lázaro Robles, custou ao Vasco da Gama, em 1953, Cr$ 1,3 milhão (de cruzeiros). Pagou com 250 gols, em 466 jogos usando a jaqueta cruzmaltina. 
Adicionar legenda
Cidadão paulistano, do bairro da Mooca, Pinga ajudou o Almirante a conquistar o Torneio Octogonal Rivadavia Correia Meyer, marcando os dois gols da final 2 x 1 São Paulo, no Maracanã, além do títulos do Estdaual-RJ-1956, do Torneio Início e do SuperSuper-1958, bem como o Torneio Torneio Rio-São Paulo do mesmo 58.

2 - Em 1954, Pinga foi um dos convocados para a Seleção Brasileira que disputou a Copa do Mundo da Suiça. Não trouxe o caneco, mas continuou com bastante moral junto à torcida da Turma da Colina. 

3 - Dois anos depois de Pinga ter ido ao Mundial, o treinador Martim Francisco aboliu a sua função de ponta-de-lança e o transformou em ponta-esquerda. Deu certo. Nos anos seguintes, ocara foi importante na conquista de dois importantes trofpeus trazidas da Europa, do francês Torneio de Paris e do espanhol Teresa Herrera, ambos trazidos para as prateleiras da Colina, em 1957.   

4 - Pinga, que viveu entre 11 de fevereiro de 1924 a 8 de maio de 1996, foi  atleta vascaíno, entre 1953 a 1962, e é o quarto artilheiro da história do Almira,  com 250 gols em algumas estatísticas e 232, em 466 jogos. A diferença de 18 gols é explicável: antigamente, não havia preocupação com as estatísticas. Na corrida dos aartiljheiros, ele é ultrapassado por Roberto Dinamite, Romário e Ademir Menezes.
5 - Pinga já esteve, tmbém, com treinador da rapaziada vascaína. Em 1968, estreou no comando do time A, amistosamente, com 1 x 0 América, no Estádio Caio Martins, em Niterói. O Vasco de Pinga foi: Valdir Apple; Ferreira, Joel Santana, Fernando e Eberval; Benetti e Buglê; Nado (Antoninho), Nei Oliveira, Adílson Albuquerque e Silvinho foi o primeiro Vasco do “comandante” Pinga. Como o Vasco da Gama daquela época era um caldeirão em ebulição, Pinga não durou muito no cargo. Foi substituído por de Evaristo de Macedo, que foi tropcado por Paulinho de Almeida, que cedeu lugar a Célio de Souza. 

6 - Um 29 de novembro foi tarde de Pinga. Não que cachaça estivesse liberada à rapaziada. Foi tarde em que o atacante José Lázaro Robles marcou quatro gols, em Vasco 5 x 2 São Cristóvão, pelo Campeonato Carioca-1959 – Almir Pernambuquinho fez o outro. Rolou em um sabado, no estádio da Rua Figueira de Mello, com o técnico Francisco de Souza Ferreira, o Gradim, mandando a campo: Miguel, Dario, Russo e Bellini; Écio e Coronel; Sabará, Roberto Pinto, Almir, Delem e Pinga. 

7 - Pinga esteve atleta vascaíno, entre 1953 a 1962, sendo o quarto artilheiro da história do Almirante, com 250 gols em algumas anotações e 232 em outras, no total de 466 jogos. A diferença de 18 gols é porque, antigamente, não havia preocupação com as estatísticas.   É ultrapassado por Roberto Dinamite, Romário e Ademir Menezes. Viveu entre 11 de fevereiro de 1924 a 8 de maio de 1996.



Nenhum comentário:

Postar um comentário