Vasco

Vasco

domingo, 25 de abril de 2021

FERAS DA COLINA - NESTOR -1947 A 1949

25 de maio de 1949 – era noite de uma quarta-feira e o Vasco da Gama recebia o inglês Arsenal, que se considerava o melhor time do planeta.  Aos 32 minus do segundo tempo, o ponteiro-direito Nestor pegou, de jeito, na pelota, mandando-a por entre a trave e o pescoço do goleiro Swindin: Vasco 1 x 0. Detalhe: o prélio foi  no estádio de São Januário que, oficialmente, comportava 25 mil torcedores. Mas rolou de que havia cerca de 60 mil almas na casa. 

21 de agosto de 1949  – o Vasco da Gama recebia a visita do Flamengo, em São Januário, pelo Campeonato Carioca. Aos 62 minutos, Nestor fez a bol passar por entre o pescoço do goleiro rubro-negro Garcia e a trave. Com ele era assim: o raio caía duas vezes (foto) no mesmo local.

 Nascido no 23 de junhode 1926, em Niterói, Nestor Alves da Silva fez parte do Expresso da Vitória, o quase imbatível Vasco da Gama, de 1945 a 1952. Ele defendia o Canto do Rio, de sua cdade, quando o Almirante atravessou a Baía de Guanabara para levá-lo pra São Januário. Ficou até 1949, quando foi campeão carioca, disputando 14 dos 20 jogos da campanha e marcando cinco gols.

         Foto reproduzida de www.netvasco.com.br -agradecimento

 Nestor nunca foi o ponta-direita dos sonhos das torcida vascaína, e sabia disso. Era um reserva que supria bem as necessidades do time, quando atuava. Contra ele só havia uma queixa: era genioso, aborrecia-se, fácil, com adversários e isso lhe custava expulsões de campo. Mesmo com tal defeito, agradava ao treinador Flávio Costa, que foi contra a venda do seu passe, em 1950. Ele fez, também, parte do grupo que deu ao Vasco da Gama o primeiro título de uma equipe brasileira no exterior, o I Sul-Americano de Clubes Campões, no Chile. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário