Vasco

Vasco

quinta-feira, 29 de abril de 2021

CANECO 'ZÉBUQUERQUE' TÁ NA COLINA

 Entre as dezenas de troféus colecionados ao longo de suas 122 temporadas esportivas, o Club de Regatas Vasco da Gama tem a Taça José de Albuquerque, que valeu pelo terceiro turno do Estadual-RJ-1972. Para levar o caneco pra Rua General Almério de Moura, o Almirante traçou: 1 x 0 São Cristóvão (gol por Tostão); 1 x 0 América (Buglê); 1x 0 Fluminense (Tostão) e  1 x 0 Bonsucesso|(Tostão, pen), além de empatar, por 0 x 0, com Olaria, Botafogo e Flamengo, usando este time-base: Andrada; Paulo César Puruca, Moisés, Renê e Eberval; Alcir e Buglê (Suingue); Jorge Carvoeiro, Silva (Jaílson), Tostão e Ademir.

 A torcida comemorou, mas ninguém tinha a mínima ideia de quem seria o homenageado. Por aqueles tempos de Ditadura dos generais-presidentes, homernageados eram, sempre, ocupantes de cargos públicos. Mas, daquele vez, não era. José de Oliveira Pereira de Albuquerque apresentou, na Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro, a tese Cirurgia do sympathico periarterial‖, em 1924. Pela primeira metade do Século 20, foi um dos precursores do projeto de educação sexual nacional voltada para a população. Ele visava instruir e esclarecer o povão sobre educação e higiene sexual, abordando questões biológicas, psicológicas e morais.

K entre nóiz: uma taça carregada pelo clube certo. Se, pela décadas-1920, o Albquerque se preocupava com a saúde sexual do povo, o Vasco atinava para a igualdade social dessa gente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário