Vasco

Vasco

sábado, 24 de abril de 2021

HISTÓRIA DA HISTÓRIA - ALMIRA JAQUETA

 1 – 18 de junho de 1950 - Primeira vez em que a camisa vascaína circulou pelo gramado do Maracanã.  O Almirante colaborou com a Seleção Brasileira, em jogo-treino, vencido pelo escrete nacional, por 3 x 2.  Vascaínos: Barbosa, Augusto e Laerte; Ely, Lola e Alfredo; Jair “Cinco-Cinco, Vasconcelos, Álvaro, Lima e Chico. Vale ressasltar que, o goleiro Barbosa e o mais Auguto da Costa, Ely do Amparo e Alfredo I, também,  estavam no selecionado nacinal, tendo o primeiro atuado pelo Almirante, porque, à época, goleiros titulares trerinavam contra o ataque titular, para serem mais exigidos. Assim, Castilho ficou na vaga dele, e os emais foram: Nílton Santos, Nena; Bauer, Danilo Alvim (vascaíno) e Bigode; Maneca (vascaíno), Ademir Menezes (vascaíno), Baltazar, Jair Rosa Pinto (ex-vascaíno) e Rodrigues. O time nacionla tinha, ainda, Ely do Amparo, Alfredo I e Chico no grupo selecionado pelo treinador Flávio Costa, para disputar a Copa do Mundo-1950. Quanto aos gols do jogo-treino, foram marcados, para os vencedores, por Ademir (2) e Rodrigues, enquanto Jair “Cinco-Cinco” e Vasconcelos (este o camisa 10 do Santos quando Pelé chegou à Vila Belmiro) balançaram a roseira para os cruzmaltinos.

31 de março de 1929 – O Vasco da Gama foi o senhor dos raios e trovões do chamado Initium. Em quatro pegas, disputadas em São Januário – 0 x 0 Bonsucesso, com Vasco 1 x 0, em números de escanteios cedidos; 1 x 0 Botafogo, com gol marcado por Mário Mattos; 1 x 0 Bangu, tento de Paschoal, e 1 x 0 América, voltando Mário Mattos à rede. Em todos os jogos, a escalação foi a mesma: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Tinoco e Molla; Bahiano, Fausto, Russinho, Mário Mattos e Sant’Anna.

31 de março de 1945 - A então Federação Metropolitana de Futebol organizou  Torneio Relâmpago, entre os principais times carioca – Vasco, Flamengo, Botafogo, Fluminense, América e São Cristóvão –, em turno único. Na estreia , o Vasco venceu os botafoguenses, por 2 x 1, no estádio das Laranjeiras, com dois gols de Elgen. Na temporada seguinte, na mesma data, o batido foi o Fluminense, por 1 x 0, com Santo Cristo na rede. Campeão? O time-base armado pelo treinador uruguaio Ondino Viera, que usou: Barbosa, Rubens e Sampaio; Ely do Amparo (Alfredo), Dino (Nílton/Moacir) e Jorge; Santo Cristo, Djalma, João Pinto, Elgen e Friaça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário