Vasco

Vasco

quinta-feira, 1 de dezembro de 2022

NO MUNDO (DELAS) DA COPA. ENFIM, PRIMEIRÃO COM ELAS COMANDANDO

 Finalmente! Passada 92 temporadas de bola rolando em Copas do Mundo,  elas comandaram uma partida da mais prestigiada disputa do futebol mundial. O apito ficou com a francesa Stéphanie Frappart e as bandeirinhas com a mexicana Karen Díaz Medina e a brasileira Neuzas Back. Mais: quarta árbitra foi a hondurenha Said Martinez, enquanto a canadense Kathryn Nesbitt figurou na equipe do VAR, de  Alemanha 2 x Costa Rica, no estádio Al Bayt, pela última rodada da fase de grupos do Mundial do Katar.

Neuza, Stéphanie e Karen reproduzidas de www.dibradoras.com.br- agradecimento

Stéphanie Frappart (37 de idade) apita, pela Federação Francesa de Futebol, desde 2014. Em abril de 2019, comandou, pela primeira vez, jogo da  primeira divisão masculina, em seu país, entre Amiens x Strasbourg, pelo Campeonato Nacional. Em agosto do mesmo 2019, apitou Liverpool x Chelsea, na final da Supercopa da União Europeia de Futebol-UEFA. Primeira a apitar decisão de disputa europeia. Mas vale ressaltar que, antes, a suíça Nicole Petignat apitara três jogos da fase de qualificação da Taça UEFA, entre 2004 e 2009. Frappart apitou, também, a final da Copa do Mundo Feminina, em Lyon, entre Estados Unidos e Holanda. Antes, apitara no Mundial/F-2015, no Canadá, e no Mundial Sub-20 de 2018, inclusive dirigindo a final Japão 3 x 1 Espanha. Em 2020, dirigiu Juventus-ITA x Dínamo de Kiev-UCR, primeira mulher apitando na Liga dos Campeões.

Neuza Back (38) é catarinense (de Saudades), mas apita pela Federação Paulista de futebol (FPF), já somando mais de 100 jogos entre as Série A e B do Brasileirão. Graduada em Educação Física, está no quadro de arbitragem da FIFA desde 2014. Ela atuou no Mundial/F de Clube das FIFA-2020, com primeira arbitragem totalmente feminina na competição, ao lado da árbitra Edina Alves Batista. Mais: esteve no primeiro quarteto feminino a apitar um jogo da Taça Libertadores-2019. E atuou nos Jogos Olímpicos- 2016, no Rio, e em Tóquio-2021.Neste Mundial Katar-2022, Neuza já estivera, como quinta árbitra,  como offside VAR, em Iran x Estados Unidos.

Neuza reproduzida de https://www.instagram.com/anapaulaoliveiraoficial 

Karen Medina (38) nasceu na mexicana Aguascalientes e é graduada em Engenharia Agroindustrial. Árbitra profissional, desde 2009, chegou à Primeira Divisão do futebol de seu país, em 2016, em duas finais e uma Campeã dos Campeões da Liga México. Na FIFA, está desde 2018.Entre as suas participações mais importantes estão nos Jogos da América Central e do Caribe-2018; Copa do Mundo Sub-20 Concacaf-2018; Copa do Mundo Sub-17 da Concacaf-2019; Pré-Olímpico Feminino-2020; Copa Árabe da FIFA; Eliminatórias Campeonato da Concacaf para a Copa do Mundo Feminina e  Jogos Olímpicos; Campeonato Concacaf Sub-20 de 2022; Eliminatória/M da Concacaf para Katar-2022; Eliminatórias/F  da Concacaf-2022; Liga das Nações e Campeonato Feminino da Concacaf-2022. Por tudo isso, ela tornou-se a primeira mulher mexicana a atuar em uma Copa do Mundo. Antes de fazer parte do trio principal jogo entre Costa Rica e Alemanha, Karen já havia atuado como suplente em outras três partidas: Marrocos x Croácia, Portugal x Gana e Austrália x Tunísia.


Nenhum comentário:

Postar um comentário