

Algo que seria muito popular na década-1970 no belo-horizontino Diário da Tarde, os reunidos charges e humor já eram publicados pela revista, em Chutes & Caneladas, com desenhos de Adão Pinho e de Sílvio Costa, ajudando à captação de anúncios – Pinto Alfaiate da moda”; Reino das Casemiras; Nacional e Viabras (transportes aéreos); Brylcreem (fixador de cabelos); Giovanni (fogão elétrico); Malzbier e Antarctica (cervejas); Gato Preto (guaraná); Sapataria São Geraldo; Carimbos Gualberto; Ecrima Rádios; Biotonico Fontoura; Helmitol (produto da Bayer para os rins); Guanabara (magazine); Manteiga Virgínia Mineira; Casa Alex (eletrodomésticos); Credimata (confecções); Caixa Econômica Federal; Caixa Econômica do Estado de Minas Gerais; Campeão da Avenida (lotérica) e Vida (gordura de coco) estavam entre os anunciantes.
PAULISTA - Criada por Enrico de Martino, em fevereiro de 1940, teve entre os seus colaboradores um dos maiores jornalistas esportivos da história brasileira, Thomaz Mazzoni, que assinava como “Olimpicus”.
A publicação priorizava o futebol, mas não esquecia de outras modalidades, como atletismo, automobilismo, basquetebol, boxe, natação, tiro, xadrez, etc. Um detalhe, porém, a distinguia das demais: seus contatos publicitários eram mais ativos. A edição comemorativa do 11º aniversário, com 86 páginas em papel jornal – Nº 132, de fevereiro de 1951 –, por exemplo, circulou com o recorde de 207 anúncios, de quase todos os setores do comércio paulistano, de alfaiatarias a relojoarias, passando por baterias, geladeiras, rádios, produtos para cabelos, etc. Entre alguns anunciantes da edição festiva estiveram: Móveis Paschoal Bianco, ocupando toda a contracapa; Relojoaria Seminário e Auto Elétrico Pedrinho, dividindo a chamada segunda capa, isto é, o verso da capa; Moveis de Aço Fiel, em toda a terceira capa; Cinzano (bebida); Brylkcreem (creme para cabelos); Neon Brasil (luminosos); A Esportiva (loja de material esportivo); Redutor Alfa (modelador corporal); Cantina Américo (pizzaria) e Metalúrgica Matarazzo.
Assim como a xará carioca, a Vida Esportiva Paulista (esate era o título) pulicava também o que a outra, nos inícios do século 20, chamava de “noticias mundanas”, como cinema, notas sociais, etc. Inclusive, abria espaço para publicação de fotos de crianças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário