Vasco

Vasco

terça-feira, 13 de julho de 2021

HISTORI & LENDAS DE TRÊS CINCAIADAS

  Se é 5 do 5, isto é, o dia 5 do mês 5 - maio -, então lá vai encaçapadas por 5. O Almirante respeita a numerália ao pé a letra, isto é, do número. Conferência da verdade:

5 de maio de 1929 - Vasco da Gama  5 x 0 Brasil-RJ -  por aqui, o Almira topou com um Brasil que ia prá trás, bem diferente daquele “país que vai pra frente”, do slogan exploradíssimo pelos mlitares que ditavam poder na década-1970. Este tal de Sport Club Brasil, nascido no bairro da Urca, em 1912, era alvirrubro e disputou Campeonatos Cariocas, entre 1923 a 1934, a tempo de levar porradaças do malvado Almira. Na foto, lance de jogo contra o Mackenzie.  Já o confronto citado acima fez parte da campanha vascaína rumo ao título estadual da temporada-1929, e esta refrga rolou em São Januário, com Russinho (3), Mário Mattos e Santana fazendo um furdunço nas redes. O treinador era Harry Welfare e quem mandou chamava-se: Valdemar, Hespanhol e Itália: Nesi, Tinoco e Mola; Paschoal, Fausto, Russinho e Santana.

O arvirrubro Sport Club Brasil-RJ viveu durante 22 temporadas

5 de maio de 1985 - Vasco da Gama 5 x 1 Atlético de Cajazeiras-PB -  rolezinho brega caça-níquel pelo Nordeste. Este, no sertão  da Paraíba. Por considerar a contenda tão bregona foi que o treinador Edu Coimbra, ex-meia-atacante cruzmaltino, escalou dois centroavantes no meio-de-campo, Gilberto e Cláudio Adão. Na farofa no placar, pintaram Roberto Dinamite (3), Marquinho e Silvinho. Tchurma da bregaiada: Acácio;  Mílton Mendes, Donato, Nenê e Aírton; Gilberto e Cláudio Adão (Rômulo); Cláudio José, Mauricinho, Roberto Dinamite e Silvinho. OBS: MíltonMendes foi treinador do Vasco em....

5 de maio de 2001 - Vasco da Gama 5 x 0 Américas-RJ – autêntica espaantação do Diabo. Os queimados (no placar) americanos foram para a fogueira em tarde de sábado, pela Taça Rio, o returno do Estadual, e quem mais os infernizou, no Maracanã, foi um baixinho batizado por Romário de Souza Faria. Antes, Jorginho Paulista abrir a porta do inferno, aos 5 minutos do primeiro tempo – Euller fechou  a conta entregue aos aversáriosnada infernais. Cruzmaltinos do dia: Helton; Maricá, Géder, Odvan (Henrique) e Jorginho Paulista; Fabiano Eller, Paulo Miranda e Juninho Paulista; Euller, Romário e Pedrinho (Viola).

Nenhum comentário:

Postar um comentário