Vasco

Vasco

segunda-feira, 7 de novembro de 2022

HISTORI&LENDAS DA COLINA - CAPIXABAS

 À épocado Exresso da Vitória, entre 1945 a 1952, convites para amistosos surgiam a todo o instante, de todas as partes. Foi por ali que a Turma da Colina disputou o seu primeiro amistoso com o Rio Branco, de Vitória-ES:  em 25 de abril de 1948, na capital capixaba, manando 3 x 1, com gols marcados por Dimas, Ipojucan e Pacheco. A máquina daquela viagem, pilotada pelo treinado por Flávio Costa, viajou levando: Barcheta (Ernani), Sampaio e Wilson; Rômulo, Moacyr (Lola) e Laerte; Nestor, Ipojucan, Dimas (Pacheco), Tuta e Mario.

2 – Um outro Rio Branco pintado na vida vascaína foi o do Acre. Passadas 27 temporadas depois do primeiro pega (08.06.1982), amistosamente, já no primeiro dia de abril de 2015 o encontro foi oficial e valeu pela Copa do Brasil, rolando Almira 2 x 1 e mantendo a tradição de invencibilidade em estreias naquela competição. Pra animar a festa da torcida cruzmaltina na capita acreana, o Almirante mostrou-se rapidão, abrindo os trabalhos na rede com a 1 minuto,  e com o atacante Thalles entrando para a galeria dos "matadores mais rápidos da Colina". O zagueiro Douglas Silva, de cabeça, após escanteio, cobrado por Bernardo, fez o segundo, para o time do  técnico Doriva que visitou a Arena da Floresta, em Rio Branco, formando com: Martín Silva; Nei, Douglas Silva, Anderson Salles e Lorran; Guiñazu, Victor Bolt, Bernardo (Mosquito) e Matheus Índio (Montoya); Yago e Thalles (Romarinho). DETALHE: os jogadores locais comemoraram bastante a derrota, pois o placar permitiu ao time deles ficara com toda a renda do jogo, de R$ 198 mil, 270 reais, que pagaria os seus salários, além de não terem sido eliminados do Copão.  

3 - O zagueiro Hércules Brito Ruas terminou a temporada-1967 com sete gols marcados. Até dois de outubro de 2011, ele era o maior zagueiro-artilheiro da Turma da Colina. Passou o título pra Dedé que, naquele dia, marcou, em Vasco 2 x 2 Corinthians, e terminou a temporada com 11 bolas no filó. Portanto, o Britão manteve um recorde na Colina por 44 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário