Vasco

Vasco

quinta-feira, 24 de novembro de 2022

NO MUNDO (DAS GLOBAIS) DA COPA. ANA TAHÍS E RENATA SILVIERA QUEBRAM TABU

Em 20 Copas do Mundo - de 1930 a 2014 -, só os homens haviam narrado jogos de futebol pelo rádio e a TV.  Em 2018, durante o Mundial da Rússia, as mulheres passaram a ter vez, por intermédio da Fox, de que selecionou três delas para narrarem por um canal específico. As garotas passsartasm por um cursinho de narração, em treinamentos com jogos de várias modalidades, além de narrações em estúdio. Narraram, também, para a TV da Confederação Brasileira de Futebol-CBF, os jogos da Copa América Feminino, quando as canarinhas ganharam o certame pela sétima vez.

Renata, Isabelly e Manuela reproduzidas
 de www.eucosmico.com.br
 As três selecionadas, que disputaram com outras três - Natália Lara, Gaby Saboya e Luciana Zogaib - e foram anunciadas no dia 12 de junho de 2018, durante o programa"Narra quem sabe", sob o comando de Vanessa Riche. Entre elas estava Renata Silveira – além de Isabelly Morais e Manuela, que já radialista e repórter esportiva da Rádio Sociedade da Bahia, em Salvador –, sobre a qual  trataremos abaixo. Antes, vale assinalar que, até então, a única mulher a narrar competições esportivas para a TV brasileiras fora Glenda Kozlowski, da Globo, durante as Olimpíadas-2016, no Rio de Janeiro. Mas a emissora não deu prosseguimento ao projeto.
Para a Copa do Mundo da Rússia-2018, a Fox Sport anunciou  que a cobertura da Fox Sports-2 seria quase toda feita por mulheres, com a participação de apresentadoras e comentaristas que já faziam parte do time da emissora. Quatro temporadas depois, Renata Silveira entra na história, como primeira mulher a narrar uma partida de Copa do Mundo pela TV aberta brazuca.
 Rolou em 22 de novembro, uma terça-feira, no Estádio da Educação, em Al Rayyan, quando o Mundial Katar-2022 teve Dinamarca 0 x 0 Tunísia, ficando o seu primeiro grito de gol lhe proporcionado pelo volante alemão Ilkay Gündogan, de pênalti, em” Japão 2 x 1 Alemanha. Depois, Renata narrou Suíça 1 x 0 Camarões; País de Gales 0 x 2 Irã; Tunísia 0 x 1 Austrália; Japão 0 x 1 Costa Rica; Camarões 3 x 3 Sérvia e Holanda 3 x 1 Estados Unidos, tendo por comentaristas os ex-jogadores Richarlyson (ex-São Paulo), Formiga (seleção canarinha feminina) e Zé Roberto (ex-Santos) – ela transmitiu, ainda, jogos pelo site GE - GloboEsporte.

Renata foi, também, a primeira brasileira a transmitir, pela TV aberta da Globo, a Supercopa feminina – Corinthians x Grêmio-RS – e partida masculina - São Paulo x América-MG, da Série A do Brasileiro. Ela tornou-se global pelo final de dezembro de 2020 e estreou em 10 de março de 2021 – Botafogo 5 x 0 Moto Club-MA -, durante a Copa do Brasil, tendo por comentaristas Renata Mendonça e Paulo Vinícius Coelho, o PVC. Antes, no entanto, ao vencer um concuso da Rádio Globo - A Garota da Voz-, contr 77 concorrentes, narrou  jogos da Copa do Mundo-2014, entre eles Costa Rica 3 x 1 Uruguai e (a final) Alemanha 1 (0 x 0 ) Argentina (na prorrgação).  É graduadada em Educação Física e em pós-graduação em Jornalismo Esportivo.  

Meses depois estava narrando Dinamarca x Finlândia, em 12 de junho de 2011, pela Eurocopa, quando o dinamarquês Christian Eriksen desmaiou em campo, de forma chocante. Renata, que tinha Ana Tahís Matos e Paulo Nunes (ex-atacante de Flamengo, Grêmio-RS, Palmeiras, Corinthians e da Seleção Brasileira) segurou legal o longo tempo de paralização da partida. Comprovou que não estava ali por acaso.  

 Além de ter Renata Silveira mandando ver como narradora, a Copa do Mundo Katar-2022 teve mais uma quebra de amarras para as mulheres brazucas. Durante Brasil 2 x 0 Sérvia, em Doha, no Catar, hoje, no 24 denovembro, Ana Thaís Matos tornou-se a primeira brasileira a comentar o jogo do escrete nacional masculino pela TV aberta - Globo. Ela teve por parceiro de jornada o locutor Galvão Bueno (foto) e o também comentarista Leovegildo Júnior, ex-lateral da Seleção Brasileira e do Flamengo. "Nós saímos do lugar do entretenimento e passamos a ocupar o lugar de opinião dentro do jornalismo esportivo. Se você liga a TV de manhã e passa pelos principais canais de esporte, sempre vai ter uma mulher debatendo", lembrou a Ana.

Nascida, em São Paulo, Ana Thaís Matos passou pelo diário Lance e TV BandSports, antes de ser global, via Rádio Globo, em 2012. Depois, passou para a também global SporTV, onde iniciou-se em televisão, ganhando destaque pelo programa Troca de Passes. Em 2019, ela foi a primeira mulher a comentar um jogo do Brasileirão masculino -Santos x Athlético-PR e a comentar jogos na Copa do Mundo Feminina, também pela TV Globo – e lá se vão elas entrando na área. Hora de balançar a rede!



Nenhum comentário:

Postar um comentário