Vasco

Vasco

quinta-feira, 2 de abril de 2015

FERAS DA COLINA - LUISINHO GOIANO

Um ponteiro com amor ao ataque. Este foi Luís de Oliveira e Silva, o goiano Luisinho, nascido em Jandaia, em 1º de dezembro de 1941. Filho de Delfino Geraldino de Oliveira/Ana Maria de Oliveira, o atacante carregava a vantagem de não ter propensão para engordar. Não dava trabalho aos preparadores físicos, que sempre contabilizavam 67 quilos para ele, que media 1,73cm.  
Reprodução: Revista do Esporte
Casado, com Darci Lopes e Silva, Luisinho chegou a São Januário levando mais dois filhos (Louis e Elaine), também goianos. A família era grande. Ele tinha sete irmãos, e todos boleiros. Assim que instalou-se no Rio de Janeiro, ele foi morar na Avenida Teixeira de Castro, em Bonsucesso. Como não tinha carro, ia para os treinos, de carona, com o lateral-esquerdo Barbosinha.
Se estivesse de folga, o passatempo predileto de Luisinho eram ouvir músicas, principalmente as divulgadas pelos programas das Rádio Tamoio, e ir ao cinema, sempre usando trajes esportivos, de preferência azul claro, a sua cor predileta. Bom de garfo, o atacante mandava bem em uma feijoada.  
Calmo e caladão, Luisinho não se esquivava das brincadeiras dos companheiros de equipe. Só não era de curtir as noites cariocas. Invariavelmente, às 22 horas estava na cama, de onde pulava fora por volta das 6h30 do dia seguinte.
Ele foi um dos jogadores que levaram o Vasco ao título de campeão da I Taça Guanabara, vencendo o Botafogo, por 2 x 0, na tarde do 5 de setembro de 19645, no Maracanã. O time, que desde 1958, não colocava uma faixa no peito, teve: Gainete; Joel Felício, Brito, Fontana e Oldair Barchi; Maranhão e Lorico; Luisinho, Célio Taveira, Mário “Tilico” e Zezinho. (Foto reproduzida da Revista do Esporte).

Nenhum comentário:

Postar um comentário