Vasco

Vasco

terça-feira, 17 de maio de 2022

calendário da colina - 17 de maio

    17 DE MAIO

1846 — Adolphe Sax patenteia o saxofone; 1969  Programa Venera: o soviético Venera 6 inicia sua descida à atmosfera de Vênus, enviando dados atmosféricos antes de ser esmagado pela pressão.
Nascimentos; — João da Baiana, sambista brasileiro (18871958 - Nicole Puzzi, atriz brasileira, capa de revistas sexy.

Vascaíno 17.05.1928 -  David Ferreira (Duque) (tec

Vasco disputa taças com o Flamengo desde o Torneio Início de 1926, quando levou o caneco para a Colina. É grande a estatísticas das decisões entre os dois, que já se pegaram em vários gramados e decidiram  três troféus fora do Rio de Janeiro. Sobre um deles você vai ler abaixo, juntamente com estragos sobre paulistas e mineiros.

VASCO 2 X 1 FLUMINENSE é mais uma prova de que a "Turma da Colina" sempre tratou mal os seus rivais cariocas nos 17 de maio. Em 1925, por exemplo, foi duro, mas passo pelos tricolores, por  2 x 1, em um domingo, na casa deles, nas Laranjeiras, pelo primeiro turno do Campeonato Carioca. Naquela temporada estadual, os vascaínos ficaram em terceiro lugar, em 18 jogos, com 13 vitórias – 72,22% de aproveitamento –, três empates e só duas quedas. Marcaram  57 gols – média de 3,17 por partida – e não tiveram atletas expulsos de campo. Dirigido pelo uruguaio Ramón Platero, o time-base era:  Nelson, Hespanhol (Cláudio) e Leitão (Mingote/José Manoel); Brilhante (Sílvio), Bolão e Arthur; Paschoal, Fernando (Milton), Russinhor (Jorge), Torterolli e Negrito (Patrício).

 VASCO 5 X 0 CANTO DO RIO - Tricampeão do Torneio Municipal – 1944, 1945, 1946 –, o Vasco entrou no de 1947 arrasador. De saída, goleou América (4 x 1), Bangu (8 x 0), Bonsucesso (6 x 1) e Olaria (6 x 2).  Em 17 de maio, fez mais um estrago, daquela vez, quinando o "Cantusca",  seis dias depois dos 2 x 1 sobre o São Cristóvão. O pancadão maior na data se deu no estádio da Rua General Severiano, apitado por Lázaro dos Santos (ou Waldemar Kitzinger?) com Friaça (3), Lelé e Maneca batendo na rede. O time: Barbosa, Augusto e Rafangneli; Ely, Danilo e Jorge; Nestor, Maneca, Friaça, Lelé e Chico.

 VASCO 1 X 0 FLAMENGO, em 17 de maio de 1981, na mineira Governador Valadares valeu pelo Torneio João Havelange, no Estádio José Mammoud Abbas, apitado por Ângelo Ferrari-MG. O público pagante, de 15 mil torcedores, conferiu o gol marcado por Serginho, aos 22 minutos do segundo tempo, que valeu à rapaziada carregar a taça para São Januário. Quatro dias antes, o "Almirante" havia afundado o Democrata local, por 3 x 2. E foi campeão apresentando diante dos rubro-negros: Mazaropi; Rosemiro, Orlando, Léo e Brasinha; Serginho, Guina e Marquinho; Katinha, Ticão e Silvinho

VASCO 3 X 0 OLARIA , em 1989, teve os gols do time treinado por Sérgio Cosme  marcados por Roberto Dinamite, a um minuto do segundo tempo,  Sorato, aos 7, e Vivinho, aos 24. Aquele pancadinha foi em uma quarta-feira, em São Januário, apitada por Paulo Roberto Chaves, com a rapaziada sendo: Acácio: Paulo Roberto, Célio Silva, Fernando e Mazinho; França (Leonardo Siqueira), Wiliam e Bismarck; Vivinho, Roberto Dinamite e Sorato.  

 VASCO 1 X 0 ATLÉTICO-MG foi uma vitória apertada, mas muito importante porque aconteceu dentro do Mineirão, com a moçada devolvendo o mesmo marcados do jogo de ida, em São Januário, pela Copa do Brasil-1995. Com aquilo, a decisão da vaga foi para as cobranças de pênaltis, tornando o goleirão Carlos Germano o herói da classificação, por 4 x 1. Aos seis minutos do  segundo tempo, os 41.947 pagantes conferiram o gol marcado por Valdir ‘Bigode”, no jogo apitado por Sidrack Marinho dos Santos. O time que o técnico Abel Braga mandou depenar o “Galo”, em seu terreiro, teve: Carlos Germano; Pimentel,  Paulão, Ricardo Rocha e Cássio; Luisinho Quintanilha (Cládio Gomes), França, Leandro e Yan (Hernande); Brener e Valdir.

VASCO 3 X 1 PORTUGUESA DE DESPORTOS – Com gols de Leandro Amaral, aos 30 minutos do primeiro tmpo, e de Edmundo, que ficou no banco dos reservas, inicialmente, aos 10 e aos 45 da etapa complementar, a rapaziada marcou os seus primeiro pontos no Campeonato Brasileiro-2008. Aquele “Clássico Luso” foi em um sábado, em São Januário e, treinado pelo seu ex-meio-campista Gaúcho, o time vascaíno levou para o gramado:  Tiago; Wagner Diniz, Jorge Luiz, Rodrigo Antônio e Eduardo Luiz; Rodrigo Antônio, Leandro Bomfim (Pablo), Jonílson e Morais (Souza); Madson e Alan Kardec (Edmundo).

Nenhum comentário:

Postar um comentário