Vasco

Vasco

domingo, 22 de setembro de 2013

A MAIOR DEFESA DE BARBOSA

Segundo o melhor goleiro vascaíno de todos os tempos, Moacir Barbosa, a sua "principal catada" aconteceu logo em sua primeira vestida de jaqueta cruzmaltina. Contou ter sido em chute do meia banguense Zizinho, considerado o grande craque brasileiro da época. Vejamos o que ele narrou ao Nº  40 da “Revista do Esporte”, com data de 12 de dezembro de 1959. “Caí para a esquerda e ele (Zizinho) enfiou a redonda para o canto direito. Aí é que se deu o que muitos julgaram impossível: contorci-me todo e segurei a pelota com unhas e dentes. Todos correram e me abraçaram, empolgados. Pouco depois terminava a partida, com o marcador acusando Vasco 2 x 1. Meus amigos disseram que eu ganhei o jogo.  Esta foi a minha maior defesa”.
 DETALHE: nascido em 27 de março de 1921, Barbosa tinha 38 anos de idade quando prestou aquela declaração à "RE-40". Portanto, ainda novo para caducar. Mas enganou-se. A sua estreia vascaína deu-se em 11 de novembro de 1945, em Vasco 4 x 0 Madureira. Naquela temporada, a "Turma da Colina" carregou taça, com 13 vitórias e cinco empates. Dos dos goleiros, Rodrigues fez 12 jogos; Barcheta 3, e Nascimento e Martinho um, cada. Sobrou mais um para Barbosa, o já citado. Além disso, o Vasco goleou o Bangu, por 5 x 1 (08.07) e por 6 x 2 (30.09). Nos dois encontros, o goleiro foi Rodrigues, e Zizinho não atuou.
O primeiro jogo de Barbosa contra o "Mestre Ziza", terminado em Vasco 2 x 1, rolou em 31 de dezembro de 1950, no Maracanã, quando o goleirão já era titular, há quatro temporadas. Portanto, declaração com traição da memória. Mas perdoável. A defesa valeu um "reveion" festivo aos cruzmaltinos, que foram os campeões cariocas daquele ano, o primeiro de disputas por clubes no "Maraca".

Nenhum comentário:

Postar um comentário