Vasco

Vasco

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

HISTÓRIAS DO FUTEBOL BRASILIENSE. GAMA AMADOR NO PROFISSIONALISMO

27.06.1976  - Brasília EC 3 x 0 Gama -  preliminar de rodada dupla, no Pelezão, com gols marcados por Roberto, no primeiro tempo, e João Ribeiro (2), na etapa final.  O placar deixou o time vencedor a com cinco pontos, no Grupo A do returno, um  menos do que o Ceub, o líder do certame e campeão do primeiro turno - O futebol candango, promovendo o seu primeiro campeonato para profissionais, foi o primeiro a contar três pontos por vitória. No restante do país, eram dois.

Nos primeiros tempos do  Gama, goleiro poderia ser escalado como atacante 

 O Brasília, muito superior ao Gama, poderia ter disparado uma goleada, pois o adversário não passou de um time amador peladeiro que não sabia nem observar a lei do impedimento. Ainda cometeu um pênalti, desperdiçado pelo lateral Terezo.   

Adélio Nogueira apitou o prélio, auxiliado por Francisco Portugal e Roberto Noronha. O Brasília venceu com Norberto Mão-de-Onça; Terezo,  Sodney, Luis Carlos Calica e Renê; Souza e Raimundinho Baianinho (Humberto Banga); Ramalho (Wellington), Roberto, João Ribeiro e Duda. O Gama teve:  Morais; Sérgio, Robertinho, Bill e Rildo; Carlão e Chicão; Galego, Almir, Eliezer e Dequinha.     

AMADORZÃO - O Gama era tão amador que, antes da partida antrior (19.06.1976), contra o Ceub, o treinador Jesus nem sabia se ainda estaria no cargo. Dependeria do que decidiria runião de diretoria, que tinha parte falando em treinos em tempo integral, quando ele só poderia cuidar da rapaziadas à tarde. Vivia tão amadordsticamente o time alviverde que seu comandante, em um dos jogos, chegou a pensar em escalar o goleiro Morais como atacante, pois o centroavante só apareceu em campo momentos antes do início da pugna. 

     Um dos primeiros jogos do Gama foi levando balaiada do Ceub  

Por ali, os reforos gamenses eram Orlando (ponta-direita do futebol amador de Sopbradinho); Paulinho (meio-campista); Cosme (lateral-esquerdo), ambos do futelbol amador do Gama;  Maninho (meia ex-Grêmio Esportivo Brasiliense); Serginho (zagueiro que havia treinado e não emplacado no Ceub); César (zagueiro), Pelezinho (atacante) e Artur (lateral-dirito), chegados dizendo que haviam jogado no Amazonas, no Rio Grande do Norte e no Piauí - nada acrescentaram.    

Nenhum comentário:

Postar um comentário