Michelini Berardini |
Pois é! Quem nascesse há oito milhões de anos não veria lindas mulheres de bikini. Este só seria inventado em 1946, quando o engenheiro/estilista francês Louis Reard teve a ideia e homenageou a pela em honra ao Atol de Bikini, no Oceano Pacífico Sul, onde, em julho daquele ano, houve uma explosão atômica experimental. É desabitado, tem 6 km² e fica na Micronésia. A bailarina do Cassino de Paris e modelo Micheline Bernardini foi a primeira a usar o bikini. Aconteceu em uma piscina pública da capital francesa, em 5 de julho de 1946. O criador não encontrou nenhuma modelo que topasse, pois mostrar o umbigo, publicamente, pro aquele tempo, era coisa do outro mundo. O bikini, então, foi condenado por religiosos e proibido em vários países
Úrsula Andress |
Em 1971foi a vez da atriz brasileira Leila Diniz espantar quem a viu barriguda, grávida de Janaína, completamente desinibida pela praia carioca. Também, pro ali, a modelo Rose de Primo, uma das mais famosas do país, pegava as suas calcinhas apertadas, as cortava e as amarrava com lacinhos. Surgiu a tanga, parente próximo do bikini, que ganhou mais um primo, na década-1980, quando uma outra modelo, Monique Evans, foi um do símbolos das praias cariocas, usando o modelo que ficou conhecido por fio dental.
Anualmente, calcula-se em 50 milhões o número de biquínis produzidos por 700 empresas brasileiras, que faturam prá lá de R$ 12 bilhões.
Fotos acima reproduzidas do Jornal de Brasília e abaixo de helopinheiro.com.br - Agradecimentos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário