1 - A primeira camisa 10 da Seleção Brasileira foi vestida por um atleta vascaíno?
Escolha a opção: 1) – Foi. 2) - Foi, mas não foi muito 3) - Tinha sido ser.
Pois bem! Para a Copa do Mundo-1950, a jaqueta que ficaria famosa foi entregue ao meia Jair Rosa Pinto, cruzmaltino entre 1943 a 1946.
|
Jair Rosa Pinto, com Lula (D), quando defendeu o Combinado Vasco/Santos.
o. |
Por aquela época, o nosso futebol ainda não tinha alta rotatividade. Mesmo assim, aconteciam, frequentemente, muitas transferências de atletas, caso de Jair Rosa Pinto, o Jajá, flamenguista, de 1947 e 1949, e palmeirense, entre 1950 a 1955.
Saído do Palmeiras, ele foi para o Santos, em 1956, e ficou por lá até 1959, pegando os inícios da Era Pelé. Em 1957, voltou a vestir a camisa cruzmaltina, por um combinado Vasco/Santos, que disputou o Torneio Internacional Morumbi, como mostra a foto. Assim, Jair foi vascaíno, na década-40; foi, mas não foi muito, nos anos 50, e já tinha deixado de ser durante o Mundial.
2 - Qual foi o último jogo do Vasco no século passado?
Rolou em 20 de dezembro de 2000, iniciando-se (21h45) a duas horas e 15 minutos do final daquela era. Decidia o título da Copa Mercosul (Copa Sul-Americana, hoje), no Parque Antárctica, e a Turma da Colina virou o placar que lhe era desfavorável, por 0 x 3, no primeiro tempo. No segundo, a rapaziada mandou 4 x 3, aos 48 minutos, no último gol do Século XX, o 11º marcado na competição, pelo camisa 11 Romário, a 11 dias do início do terceiro milênio, 11 meses após sua volta a São Januário, de onde saíra 11 anos antes, para ser dirigido naquela partida pelo técnico Joel Santana, cujo nome tem 11 letras.
3 - Além de Roberto Dinamite, outro jogador do Vasco já foi presidente? Se tocar não só ao Vasco, SIM. Em 2014, o meia-atacante Luciano Viana foi eleito presidente do Americano, de Campos-RJ – antes, fora diretor de futebol. Até que ele era bom jogador, mas não teve chances no Vasco. Participou só de alguns minutos de um jogo, pela Copa dos Campeõesa (0 x 1 Bahia, em 14 de julho de 2002, no Estádio Alberto Silva, em Teresina, no Pauí). Naquele dia, o treinador era Evaristo de Macedo e a escalação teve: Helton; Wellington, Geder, Emerson e Jorginho (Wederson); Rodrigo Souto, Bóvio e Léo Lima, que foi expulso de campo; Léo Guerra (Luciano Viana) e Souza (Washington). OBS: Luciano Viana era filho do ex-presidente da Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Viana, o Caixa D´Água.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário