|O Almirante ancorou, pela primeira vez, no deconhecidíssimo mar da bola, em 3 de maio de 1916, com, a sua rapaziada levanoi vexaminosa goleada, por 1 x 10 Paladino, estreando na Terceira Divisão da Liga Metropolitana de Sports Athléticos do Rio de Janeiro.
Para isso, o Lusitânia foi convencido a mudar os seus estatutos, que só aceitavam portugueses, e fundiu-se com o Vasco da Gama, em 26 de novembro de 1915, quando os vascaínos já eram ganhadores no remo, desde 4 de junho de 1899, quando o barco Volúvel (de seis remos), na Classe Novos, venceu regata em suas homeangem.
Veio, então, o 3 de maio de 1916, e o time chamado por cruzmaltino, equivocadamente, pois a cruz que carregava no peito era a da Ordem de Cristo (se bem que esta usou, também, a cruz da Ordem de Malta), pisou no gramado, para disputar o seu primeiro match, alinhando: Antônio Azevedo, Frederico Sinselveker e Álvaro Sampaio; Vitorino Rezende, Antônio Barreto e e Augusto de Azevedo; Adão Antônio Bandão, Oscar Guimarães, Mário Morais, Joaquim de Oliveira e Manuel de Oliveira. E só chegou à rede – Adão marcou o primeiro goal da história cruzmaltina –, quando o Paladino já vencia, por 8 x 0.
![]() |
Nenhum comentário:
Postar um comentário