Vasco

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domingo, 4 de agosto de 2019

O DOMINGO É UMA MULHER BONITA - AEROMOÇA, A BELA QUE VEM DO CÉU

Beleza é fundamental, como mostra a foto reproduzida do Buchman Institut
Pelas décadas-1950/60,  era glamuroso ser aeromoça. Não ficava-se presa ao escritório, conhecia-se vários lugares, as mais diferentes pessoas e países. Hoje, a moçada prefere ser chamada por comissária de bordo.
Por uma, ou outra denominação, as aeromoças são responsáveis pela segurança e o conforto dos passageiros. Recebem treinamento para atuar em casos emergenciais; fazem orientações de segurança; servem refeições; atendem solicitações e passam informações sobre o voo.
 Para ser uma aeromoça, é necessário ter mais de 18 anos, cursado o ensino médio completo; fazer curso específico; ter boa aparência, simpatia e fácil comunicação.
 Feito o curso para o exercício da profissão - 138 horas-aula - a pessoa precisará de um documento concedido pela Agência Nacional de Aviação Civil, para começar a trabalhar. Gasta-se cerca de R$ 2 mil para fazer o curso, o que leva cerca de seis meses. Falar inglês não é exigido, mas quem fala leva vantagem, principalmente, por poder trabalhar em rotas aéreas internacionais.
Como quase tudo neste planeta tem o seu dia, o da aeromoça celebra-se no 31 de maio, a data da criação, em 1973, da  International Flight Attendants Association – IFAA (Associação Internacional dos Comissários de Voo), entidade oficializada em 1986.
Pelos inícios da voos comerciais, os dirigíveis já levavam garçons, camareiros, cozinheiros e comissários. Passada a bola para os aviões, na década-1920, como o espaço era menor, o srviço de bordo passou para os pilotos.
 Em 1922, as empresas norte-americanas Daimler e Stout passaram a contratar adolescentes, ou homens baixinhos, para acalmar passageiros nervosos, carregar bagagens e ajuda-los a se acomodarem nas cadeiras. As vezes, o copiloto também fazia tal papel.
Na década seguinte, Ellen Church, de 26 anos de idade, enfermeira e piloto de aeronaves, convenceu Steve Simpson, diretor da Boeing Air Transport da necessidade de uma enfermeira a bordo, para ajudar os passageiros que passavam mal, pois os aviões da época não eram pressurizados, voavam baixo, em ar turbulento, e eram muito barulhentos.
Ellen Chuch, a primeirona, reproduzida de www.wikipedia
Ellen Church foi contratada como chefe das comissárias de voo, juntamente com mais sete outras colegas, por três meses, experimentalmente. Assim, ela e + Margaret Arnott, Jessie Carter, Ellis Crawford,  Harriet Fry, Alva Johnson, Inez Keller e Cornelia Peterman foram as primeias “moças aéreas” como foram apelidadas, após a empresa tê-las chamado por "Sky Girls". 
O primeiro voo delas foi em 15 de maio de 1930, de Oakland (Califórnia) a Chicago (Illinois), com duração de 20 horas e 13 escalas.
 As primeiras aeromoças não poderiam ter mais de 25 de idade,  mais de 1m62cm de altura, peso de até 52 quilos e exalar simpatia, isto é, ser um tesão de mulher. No mais, ao atingir 31 de idade, recebiam cartão vermelho.
Em seus trabalhos, cabia-lhes aferir pressão arterial dos passageiros, ajudar a reabastecer a aeronave, conferir as passagens, consertar assentos quebrados durante o voo e ajudar os pilotos a empurrar o avião para dentro do hangar, ao final da jornada - nada mole.
A experiência emplacou legal e várias empresas aéreas foram nessa e contrataram, também, homens, principalmente as europeias. O próximo passo foi o fim da exigência para  qualificação de enfermagem para o exercício da profissão. Mas ser baixinha e leve foi norma até os finalmente da década-1950.
Ellen Church, considerada a primeira aeromoça da história, esteve comissária na Boeing por 18 meses. Parou, devido desastre de automóvel. Voltou à enfermagem durante a II Guerra Mundial, atuando no Corpo Aéreo do Exército dos Estados Unidos, como enfermeira de voo.
Terminada a guerra, Helen  seguiu enfermeira. Aos 60 de idade, casou-se, em 1964, com Leonard Briggs Marshall, presidente do Terre Haute First National Bank. Em em 22 de agosto de 1965, o que a guerra e nenhum avião conseguiu, um a queda de cavalo o fez: tirou-a desta vida.
 No Brasil, as companhias aéreas só tiveram aereomoças após a II Guerra Mundial, se bem que houve experiências durante as décadas-1930/1940. VARIG, a Real e o Lóide Aéreo foam as pioneiras, mas a primeira só o fez quando iniciou os seus voos para Nova York, em 1954. Motivo: os aviões  Lockheed Super Constellation tinham leitos e não era conveniente que comissários homens atendessem mulheres e crianças. Para ocargo, as candidatas deviam falar dois idiomas.
Se viajar no 31 de maio, já sabe: flores para elas - reprodução cartaz publicitário
Foi Alice Krausz quem escreveu todos os manuais usados pelos comissários da Varig. Após 35 de empresa, aposentou-se e foi servir ao Programa Antártico Brasileiro, atuando como comissária de voo nos Lockheed C-130 Hércules da Força Aérea Brasileira, que fazem os voos para o continente gelado. Passou dos 80 na função e brincava dizendo-se  uma "aerovelha", dona do recorde no Brasil. Trabalhava voluntariamente, sem nada receber, pois vivia da aposentadoria

DESARGOLADAS – Muitas belas aeromoças  não usam anéis. Motivo? Falta de tempo pra paquerar, pois o trabalho as faz passarem muitos dias longe dos amigos,  dos passeios e das baldas. Mas não ache que é só chegar e arrastar. Elas ligam bloqueio mental automático para enfrentar os bola fora.
 Entre as cantadas mais baratas estão, segundo elas: 1- um avião dentro de outro avião; 2 –  você me leva às alturas; 3 -  estou nas nuvens, do lado de  um anjo. Mesmo diante dessas coisas horrorosas, elas devem manter o sorriso ultrabright, a manter a simpatia.
Você jamais verá uma aeromoça sem maquiagem. A aparência é importantíssima em seu trabalho. Por isso, ela pode chorar durante o voo, para nada no rosto derreter. Por isso, também, tem muita paciência, principalmente com os passageiros bêbados e as véas que acham que o avião está caindo. Principalmente, se rolar turbulência ou despressurização a bordo.
 As aeromoças são donas de pernas bonitas, bem torneadas. Agradecimentos às muitas horas em pé. Logo, se disputassem campeonato de paciência em filas de supermercado, ganhariam, facilmente.       

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