Quando o torcedor vascaíno fala de goleadas sobre o Corinthians, que tem por destaque em seu escudo um timão de embarcação aquática, seguramente, nunca esquece dos 5 x 2, de 4 de maio de 1980, no Maracanã, quando o goleador Roberto Dinamite reestreou no time do Almirante, repatriado do espanhol Barcelona. Naquela tarde de domingo, o maior artilheiro da história do futebol do Vasco da Gama marcou todos os cinco gols da sua patota.
Aquela, no entanto, não foi a única goleada por cinco pipocas na chapa corintiana. Há duas, por 5 x 0: em 14 de abril de 1928, amistosamente, em São Januário, com gols por Rainha (2), Paschoal, Thales e Russinho, e em 16 de dezembro de 1934, novo amistoso na Colina, com tarde de glória par Lamana, autor de quatro tentos - Nena fez o outro.
Nos 5 x 0 de 1928, a rapaziada era dirigida pelo inglês Harry Welfare que mandou à luta: Jaguaré, Hespanhol e Itália; Brilhante, Nesi e Mola; Paschoal, Rainha, Russinho, Thales e Sant´Anna. Em 1934, Welfare estava, de novo, comemorando o placar, construído por: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto dos Santos e Calocero; Novamuel (Bahianinho), Kuko, Lamana, Nena e Orlando Rosa Pinto.
Os duelos Vasco x Corinthians começaram em 14 de março de 1926, amistosamente, no campo da Rua Paysandu, no Rio de Janeiro, com a rapaziada mandando 2 x 1. Já houve, também, encontro com placar esquisito: 5 x 5, em São Januário, no 17 de abril de 1955, pelo Torneio Rio-São Paulo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário