Vasco

Vasco

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

CORREIO DA COLINA - VASCO X SPORTING

Vascaínos e sportinguistas estão em cima do muro....
"Sou filho de portugueses. Meu pai, ainda forte e vendendo saúde, aos 87 de idade, com 37 netos e 8 bisnetos, se diz torcedor do Sporting. Aqui no Brasil, ele é Vasco, claro, bem como todos os descendentes dele. Tivemos o cuidado de não deixar nenhum ser ovelha tonta da família. Quantas vezes os dois times já se enfrentaram, e quem ganhou mais?  "Manuel Antunes", de Samambaia-DF.                                                  Prezado Manu! O seu nome não nega. "Brasilguês" da cepa! E parabéns à sua família por ter garantido  torcida vascaína dentro da prole. Mas o que o seu pai veio fazer no DF, rapaz? Não me diga que foi candango, vendeu muito pão à galera que construía a cidade!                                                                  O seguinte é o seguinte: Vasco e Sporting já se pegaram em 14 oportunidades, com seis vitórias para cada lado e dois empates. Portanto, a irmandade lusitana rolou por aí, desde 22 de julho de 1928, quando a colônia portuguesas trouxe o Sporting a São Januário, para um amistoso que terminou, para o em das duas nações, com aquele 1 x 1 "sem-vergonhão" no placar. Três temporadas depois, o Vasco fez a sua primeira partidas contra os sportinguistas, "no Lisboa", mais precisamente em 2 de agosto de 1931, e goleou, por 4 x 1. 

... nos 14 compromisso em que já estiveram frente a frente
O Sporting levou 30 anos para vencer o Vasco. Aconteceu em 31 de maio de 1958, na casa dele. O último pega deu-se em 31 de julho de 1966 e, daquela vez, o Vasco  colecionou uma "Tragédia da Colina". Voltou de Portugal trazendo 0 x 4 na bagagem. No entanto, na partida mais importante do confronto, em 1º de julho de 1951, em um domingo, no Maracanã, a "Turma da Colina" mandou 5 x 1, pela Copa Rio, uma espécie de Mundial da época, embora não reconhecido pela FIFA. 
As fotos que você são do amistoso de 10 de junho de 1956, em terras lusas, quando o  Vasco mandou 3 x 2, com "golos" de Vavá (2) e de Sabará. O treinador era Martim Francisco e o time teve:  Hélio, Paulinho de Almeida, Haroldo, Orlando e  Coronel; Sabará, Valter Marciano, Vavá (Ademir Menezes), Livinho (Artoff) e Djayr.  (fotos reproduzidas de Manchete Esportiva).
 
2 - "Apostei com o meu compadre Luís Carlos que o último campeão mundial de 1958 a encerrar a carreira foi o vascaíno Vavá. Ele sustenta ter sido o Pelé. Estamos procurando pela Internet, mas ainda não encontramos a resposta. O senhor sabe quem foi?" Marivaldo Francisco dos Santos, de Brasilinha de Goiás.                                                          
      Grande Mari! Nenhum e nem outro. Quem apostar contigo e com o seu compadre vai se dar bem. Vocês dois são iguais ao rebaixado Botafogo, isto é, "ponto certo" para o adversário. O seu chegado andou mais perto do que você do mapa da mina, pois o "Rei do Futebol" só despediu-se da bola, profissionalmente, em 1º de agosto de 1977, quando defendia o Cosmos, nos Estados Unidos.          
Mazzola nos tempos de Palmeiras
     O "Kike", porém,  não considera este lance do "Rei", pois ele havia aposentado-se  em 2 de outubro de 1974, no meio de um jogo Santos x Ponte Preta. Colocou o pijama e foi pra casa descansar.  Voltou a correr atrás da "maricota" um ano depois.Enquanto isso, o glorioso José João  Alfatini, o Mazzola, consagrado pelo Palmeiras (foto) foi além do pega do "Peixe" contra a "Macaca", naquela 02.10.1974, na Vila Belmiro. Rolou a pelota até 1980, quando defendia um time italiano chamado Mendrisio.     De sua parte, Vavá, que barrou Mazzola durante a Copa do Mndo-1958, na Suécia, parou em 1969, quando era da Portuguesa-RJ, aquele time apelidado por A Zebra da Ilha do Governador".     
   A confusão que você faz em torno da aposentadoria do eterno vascaíno Edvaldo Izídio Neto pode estar ligada ao fato de ter lido que o "Leão da Copa" fora para um time espanhol, chamado Granada, em 1978. Mas a ida era como treinador. O certo seria você apostar que Vavá foi o último vascaíno campeão mundial a pendurar as chuteiras. OK?  DETALHE: o "Kike"´, blog rigorosamente cruzmaltino, só publica esta foto do Mazzola por ter almoçado junto com ele, em 2008, e ficado amigo do cara , que deixou telefone e endereço dele na Itália. Até convidou para uma visita. Em retribuição, pelo Natal daquele ano, lhe foi enviado uma revista que ele procurava, sobre a Copa-58. Explicado?    

Nenhum comentário:

Postar um comentário