"O artilheiro cearense Gildo chegou a ser campeão de algum torneio pelo Vasco?" Rubens Sebastião de Oliveira Silva, de Sobral-CE.
Grande Rubão! O glorioso Gildo não era cearense e nunca foi vascaíno. Quase foi! O seguinte é o seguinte: campeão juvenil pernambucano, pelo Santa Cruz, em 1957, ele era uma ferinha, quando começou a aparecer. Alguém ligado ao Vasco o viu em ação e o levou para São Januário, sem o conhecimento da "Cobra Coral". Aos 16 anos, fugiu do Recife, pensando viver uma grande aventura.
O que rolou, parece mentira, Rubão. O "Santa" levou nove meses para perceber o desaparecimento do seu atleta. Então, descobriu que ele havia sido aliciado. Rapidão, apresentou à Federação Pernambucana de Futebol o antigo contrato de gaveta, assinada pelo pai do garoto e conseguiu recuperá-lo. Gildo chorou muito, achando que nunca mais teria uma chance daquelas. Mas não comoveu aos cartolas pernambucanos. Teve de voltar pra casa, quando poderia disputar o Campeonato Carioca Juvenil. Foi assim, meu cháplia! (foto reproduzida da Revista do Esporte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário