ACONTECEU
1872
- primeiros testes na França dos irmãos Montgolfierr com balão de ar
quente não tripulado que flutua por quase 2 km; 1864 - Paraguai invade
província brasileira de Mato Grosso e provoca guerra com participação, ainda,
de Argentina e Uruguai; 1900 - Max Planck apresenta em Berlim derivação
teórica de sua lei de radiação do corpo negro na mecânica quântica; 1903 -
norte-americanos irmãos Wright fazem primeira tentativa de voar (com
Writhgt Flyer) em Kitty Hawk na Carolina do Norte; Roald Amundsen,
Olav Bjaaland, Helmer Hanssen, Sverre Hassel e Oscar
Wisting tornam-se primeiros a chegar ao Pólo Sul; 1940 -
plutônio 238 (usado em geradores termoelétricos e em aquecimento ambos de
radiosótopos) isolado pela primeira vez na norte-americana Berkeley na
Califórnia; 1948 - Thomas Goldsmith Junior e Estle Ray Mann
recebem patente por primeiro jogo eletrônico interativo conhecido; 1958
- terceira expedição antártica soviética é primeira a alcançar a
inacesibilidade do Pólo Sul; 19062 - nave norte-americana Mariner-2 não tripulada é primeira a voar para Vênus; 2020 - eclípse solar total visível em
partes dos Oceano Pacífico e Atlâtico Sul e do sul da América do
Sul.
NASCERAM
Nostradamus - médico/astrólogo/vidente francês (1503 a 1566); Tycho Brdahe - astrônomo dinamarquês (1546 a 1601); Thomas Cochrane - oficial naval inglês com vitórias espetaculares no mar a serviço de Grã-Bretanha, Chile, Peru e Brasil contratado por Pedro I para organizar e comandar Marinha brasileira tendo se tornado um dos principais responsáveis por garantir a independência e a unidade do país (1775 a 1860); Eva Wilma - atriz brasileira (1933 a 2021); em 1946 - Jane Birkin - atriz/cantora britânica...
reprodução de capa de revista
em 1947 - Dilma Rousseff - 36ªe primeira mulher presidente do Brasil; em 1978 - Patty Schneider - tenista suiça (foto abaixo) vencedora de
669 partidas de simpels e de 230 em duplas; em 1979 - Michel Owen - astro
do futebo inglês autor de 262 gols em 571 jogos, campeão da Copa
UEFA-200/2001 e Bola de Ouro de mehor jogador europeu-2001.
14 de dezembro de 1952 - Vasco da Gama 1 x 0 Flamengo - aquele Clássico dos Milhões era promovido pela imprensa carioca como “A Batalha do Ano”. Criou-se um clima de expectativa igual aos emocionantes dias que antecederam à final da Copa do Mundo-1950. Tanto que uma imensa torcida correu para o Maracanã, proporcionando o recorde de renda em jogos entre clubes brasileiros: Cr$ 2 milhões, 068 mil, 438 cruzeiros e 10 centavos. Vasco e Flamengo disputaram, então, o “match do ano”, com os cruzmaltinos lideravam o Campeonato Carioca liderando o Estadual, com três pontos perdidos,e os rubro-negros em terceiro lugar, com seis. Logo, ninguém poderia perder.
O Vasco da Gama já havia vencido o Flamengo (28.09 - 3 x 2), pelo primeiro turno. Chegava invicto para o novo pega, após passar, sem problemas, por São Cristóvão (3 x 1) e Madureira (3 x 0), e, com dificuldades, por Canto do Rio e Botafogo, ambos por 1 x 0.
Tudor Thomas foi o juiz dasquele que a tocidda vascaína considrou o segundo Jogo do Século do clube - o primeiro fora Vasco 1 x 0 Arsenal-ING, em 1949. Rapaxiada do dia: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Ademir, Ipojucan, Alfredo e Chico.
Esta foi a cobertura fotográfica da revista "O Cruzeiro", com fotos de João Martins e Luiz Carlos, na edição de 27 de dezembro de 1952 |
Contando com a experiência dos seus cascudos jogadores, a Turma da Colina atuou cadenciadamente, com o técnico Gentil Cardoso lançando o defensivo Alfredo II pela meia-esquerda, na vaga que seria de Maneca. Assimo, dispôs de dois médios-volantes e recuou Ipojucan pra jogar pela esquerda, lançando Ademir Menezes. Atrás, quatro zagueiros: Augusto, marcando Esquerdinha; Ely do Amparo descendo a pancada no paraguaio Benitez; Haroldo vigiando Índio e Jorge fazendo o mesmo com Joel Martins. Nesse esquema, aos 14 minutos do segundo tempo, Ademir Menezes executou o maor rival, marcando o gol do jogo.
Tudor Thomas foi o juiz dasquele que a tocidda vascaína considrou o segundo Jogo do Século do clube - o primeiro fora Vasco 1 x 0 Arsenal-ING, em 1949. Rapaxiada do dia: Barbosa, Augusto e Haroldo; Ely, Danilo e Jorge; Sabará, Ademir, Ipojucan, Alfredo e Chico.
Por aquela época, o Expresso da Vtória já queimava as suas últimas lenhas, já na curva decadente, principalmente por não ter vencido o Torneio Início. Se bem que a sua equipe fora para aquelee festival de futebol que prenunciava o início da temporada oficial carioca - 10 de agosto de 1952 -, escalando time com maioria de reservas – Barbosa, Amauri e Conceição; Aldemar, Bira e Alfredo II; Camelinho, Vasconcelos, Nélson, Jansen e Djayr.
Fotos reproduzidas da revista O Cruzeiro
14 de dezembro de 1963 - Vasco da Gama 2 x 0 Bangu -Campeonato Carioca, no Maracanã, com Lorico e Mário Tito (gol-contra) escrevendo essa hilstória toda no primeiro tempo O Almirante fez aquela viagem com: Marcelo Cunha; Joel Felício, Brito, Barbosinha e Fontana; Odmar e Lorico; Mílton, Mário Tilico, Célio Tavera e Ede. OBS: naquele Estadual, a rapaziada disputou 24 jogos, vencendo 11, empatando sete e desabando em cinco. Marcou 39 e levou 23. Célio Taveira, com 14 tentos, foi o principal artilheiro. O time ficou em 6º lugar.
14 de dezembro de 1972 - Vasco da Gama 3 x 1 Cruzeiro-MG - jogado no Maracanã, pelo Campeonato Brasileiro, prestigiado por 66.25 pagantes. O Batuta Silva abriu o placar e Gílson Nunes fez o segundo, ambos no primeiro tempo - o terceiro tento foi de Jorginho Carvoeiro, na etapa final. Mário Travaglini era o treinador e o time dele teve: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir (Ren|ê) e Suingue; Jorginho Carvoeiro, Silva (Dé Aranha), Tostão e Gílson Nunes.
14 de dezembro de 1975 - Vasco da Gama 2 x 1 Humaitá-BA - amistoso no Estádio Lomanto Júnior, eme Vitória da Conquista, no interior baiano, com Carlos Alberto Zanatta e Roberto Dinamite presentes ao filó. Time: Mazropi; Paulo César Puruca (Toninho), Miguel, Moisés e Alfinete |(Deodoro); Alcir, Zanatta e Gasúcho; Luís Carlos Lemos, Roberto Dinamite e Paulo Roberto Campos, dirigidos por Mário Travaglini. OBS: Jogo 2.903 da história vascaína e único entre os dois times.
14 de dezembro de 1975 - Vasco da Gama 2 x 1 Humaitá-BA - amistoso no Estádio Lomanto Júnior, eme Vitória da Conquista, no interior baiano, com Carlos Alberto Zanatta e Roberto Dinamite presentes ao filó. Time: Mazropi; Paulo César Puruca (Toninho), Miguel, Moisés e Alfinete |(Deodoro); Alcir, Zanatta e Gasúcho; Luís Carlos Lemos, Roberto Dinamite e Paulo Roberto Campos, dirigidos por Mário Travaglini. OBS: Jogo 2.903 da história vascaína e único entre os dois times.
14 de dezembro de 1976 - Vasco da Gama 2 x 1 Internacional-SC – brecha na agenda cruzmaltina para fazeramistoso caça-níqueis, em qualquer parte do país. Este, no Estádio Municipal Vidal Ramos Júnior, na catarinense Lages, em terça-feira. Vitória com de Roberto Dinamite (foto) (aos 22 minutos do primeiro tempo) no primeiro tempo, e de Ramon Pernambucano, no segundo. Treinado por Paulo Emílio, a moçada do dia teve: Mazaropi; Orlando Lelé (Toninho), Abel Braga, Gaúcho e Luís Augusto (Marcelo); Zanatta, Zé Mário e Luís Carlos Martins; Luís Fumanchu, Roberto Dinamite (Zandonaide) e Ramon Pernambucano. OBS: depois daquele prélio, o Almira só voltou a se encontrar com o Inter de Lages por mais um amistoso, no mesmo local, em 17 de abril de 1985, mandando 5 x 2.
A cada dia uma nova façanha histórica. Muito contagiante este blog.
ResponderExcluir