Vasco

Vasco

sexta-feira, 16 de dezembro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 16.12

                                                                   ACONTECEU

1431 -  Henrique VI da Inglaterra coroado rei de França na parisiende Catedral de Notre-Dame pelo Ttratado de Troyes depois não reconhecido pelos franceses; 1497 - navegador português Vasco da Gama passa por rio (Great Fish/Rio Grande do Peixe/Rio do Infante) de onde seu patrício Bartolomeu Dias voltou para Portugal;1653- Olivver Cromwell sel torna Lorde Protector de Inglaterra, Escócia e Irlanda substituindo figura do rei; 1815 - Dom João VI eleva Brasil à categoria de Reino Unido a Portugal e Algarves; 1830 -  Brasil promulga Código Criminal; 1990 - assinado Acordo Ortográfio da Língua Portuguesa para criar ortografia unificada e ser usada por todos os países falante do idioma, 
   .
NASCERAM  
https://santuariosantapaulina.org.br/Nova Trento-SC

Catarina de Aragão - fillha de Isabel I de Castela com Fernando II de Aragão princesa da Espanha e raínha consorte da Inglaterrra como segunda esposa do rei Henrique VIII (1845 a 1536); Livia Della Rovere - última duquesa de Urbino com ducado foi anexado aos Estados Papais por  Urbano VIII quando ela estava viúva; Gebhard Lebereche von Blücher -   marechal-de-campo prussiano que liderou, juntamente com o marechal britânico (irlandês) Duque de Wellington vitória sobre Napoleão Bonaparte-1815 na Batalha de Waterlooo (1742 a 1819); Jane Austen - escritora inglesa (1775 a 1817); Isidore Geoffroy/Saint-Hilaire - zoólogo/etólogo/ornitólogo francês (1805 a 1861); Antonio de La Gándara - um dos artistas favoritos da elite parisiense nos últmos tempos do século 19 (1861 a 1917); Madre Paulina (Amábile Lúcia Visintainer) - nascida italiana chegou ao Brasil com 10 de idade (1875) e se tornou primeira santa brasileira beatificada em 1991 e canonizada em 2002  ambas pelo  Papa João Paulo II (1865 a 1942); Olavo Bilac - poeta brasileiro (1865 a 1918);  Wassily Kandinsky - artistas plástico russo introdutor da abstração nas artes visuais; 1917 — Arthur Clarke - escritor inglês autor de 2001: Uma Odisseia no Espaço; em 1938 - Liv Ulmann - atriz norueguesa; Francesco Graziani -  campeão da Copa do Mundo-1982 e autor de 23 gols em 64 jogos da seleção italiana de futebol. 
Fotos divugação do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço
 
                                           CANECO DO DIA 
16 de dezembro de 1989 - Vasco da Gama 1 x 0 São Paulo - na tarde daquele dia,  por ter melhor campanha melhor do que o adversário, a rapaziada pisou no gramado do Morumbi precisando de vitória, ou de dois empates para carregar o seu segundo caneco do Brasileirão – o primeiro fora em 1974. O time era tão forte – chamado pela torcida por SeleVasco – e jogava tão confiante que foi para a luta, na capital paulista, como se fosse lember um sorvete, que foi o gol de Sorato, usando a cabeça para finalizar cruzamento do lateral-direito Luís Carlos Winck, aos  cinco minutos do segundo tempo. Aquele foi um sábado e a moçada, treinada por Nelsinho Rosa, alinhou: Acácio; Luís Carlos Winck, Quiñones, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. O juiz foi Wilson Carlos dos Santos, a rena de NCz$ 2 mihões, 394 mil, 435 novos cruzeiros e o público de 71.552 pagantes. OBS: para ser campeão brasileiro, o Almirante obteve nove vitórias (47.37%) e oito empates. Só ficou duas vezer atrás no placar. Marcou 27 gols, média de  1,42 por jogo, sobrando saldo de 11 tentos


Em pé, da esquerda para a direita, Mazinho, Luís
Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñones, Odvan e Acácio; agachados na mesma ordem, William, Sorato, Marco Antônio Boiadeiro, Bebeto e Bismarck, em foto reproduzida da revista Manchete  


                                             GOLEADA
16 de dembro de 1934 - Vasco da Gama 5 x 0 Corinthians - amistoso dominical, em São Januário,  no jogo 548 da história cruzmaltina. Lamana foi o cara, marcndo quatro tentos (aos  5), sobrando um para Nena. Treinado pelo inglês Harry Welfare, o time do estrago teve: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto e Calocero; Novamuel, Kuko, Lamana, Nena e Orlando. OBs:  este é duelo iniciado no domingo 14 de março de 1926, com 2 x 1 vascaínos, amistosamente, no campo da Rua Paissandu, no Rio de Janeiro. De lá par cá, os dois já se encontraram por nove competições – Campeonatos Brasileiro e Mundial de Clubes; Copas Sul-Americana e do Brasil e Torneios Rio-São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa, Rivadávia Correa Meyer, Octogonal de Verão es amistosos.  No meio disso tudo há um empate, por 5 x 5, em São Januário, no 17 de abril de 1955, pelo Torneio Rio-São Paulo.  
                                           SAPECA
16 de dezembro de 1976 - Vasco da Gama 3 x 0 Marcílio Dias-SC - amistoso na casa do adversário catarinense, o Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, com 10 mil pagantes. Luís Fumanchu  (2) e Carlos Alberto Zanatta pintaram na rede, com o treinador Paulo Emilio mandando a campo: Mazaropi (Zé Luís); Orlando Lelé, (Toninho), Abl, Gaúcho e Marcelo; Zé Mário (Helinho), Zanatta e Luís Carlos Lemos (Tião Tomé); Luís Fumanchu, Ramon Pernambucano e Zandonaide.   
                                       PEGADA LEVE

16 de dezembro de 1979 - Vasco da Gama 2 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro, no Maracanã,  assistido por 61.843 pagantes.  Paulinho Massariol, aos 4, e Roberto Dinamite, aos 36 minutos, chegaram à rede, elevando para seis a invencibilidade diante dos paranaenses, pelo Brasileirão.  Oto Glória era o treinador que escalou: Leão; Orlando Lelé, Ivan, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário, Guina e Zandonaide (Dudu Coelhão): Katinha, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol (Afrânio).  

                                        APERTUCHO
 16 de deembro de 1973 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo -  Nílson Andrade marcou gol-contra e o Almirante agradeceu, pois atingiu a quarta vitória sobre o rival, em sete jogos pelo Campeonato Brasileiro. Esta foi em no Maracanã, diante de 46.303 pagantes, com Turma da Colina treinada por Mário Travaglini, que escalou: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir (Gaúcho) , Zanatta e Buglê; Dé Aranha, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos. Público de 46.303 pagantes.                    
                      CAMPEÃO TAMBÉM NO BASQUETEBOL
https://www.netvasco.com.br/n/120627/basquete

16 de dezembro 2001 - Vasco da Gama 93 x 83 Flamengo - este escore pra cima do maior rival valeu o bicampeonato estadual masculino de basquete à Turma da Colina. A festa rolou em um domingo, no ginásio do Maracanãzinho, fechando a série melhor de cinco em 3 x 1 para o Almirante, no que representou o 16º caneco da rapaziada.Na finalíssima, a moçada abriu sete pontos de frente, no início. No segundo quarto, o rival se recuperou e colocou 52 x 42 de vantagem. No entanto, no terceiro quarto, o treinador Hélio Rubens melhorou a marcação, deixando seu time fulminante. Partiu para a virada do placar, com um tremendo bloqueio. No quarto e último set, mesmo com a exclusão dos pivôs Sandro Varejão e Naná, por estouro do limite de cinco faltas individuais, os vascaínos segurara a dianteira e partirasm para a comemoração. Foi um título na raça, pois os atletas superaram problemas até com a falta de pagamento de salários. O grupo campeão teve: Helinho, Charles Byrd, Rogário, Nená e Sandro Varejão (titulares); Manteiguinha, Mingão, Mike Higgins e Janilson. 
                                                           HISTÓRIA D KIKE
 16 de dezembro de 2015 - às 12h21 de 16.12.2016 o marcdor apontava 323.027 visualizações.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário