CANECO DO DIA 16 de dezembro de 1989 - Vasco da Gama 1 x 0 São Paulo - na tarde daquele dia, por ter melhor campanha melhor do que o adversário, a rapaziada pisou no gramado do Morumbi precisando de vitória, ou de dois empates para carregar o seu segundo caneco do Brasileirão – o primeiro fora em 1974. O time era tão forte – chamado pela torcida por SeleVasco – e jogava tão confiante que foi para a luta, na capital paulista, como se fosse lember um sorvete, que foi o gol de Sorato, usando a cabeça para finalizar cruzamento do lateral-direito Luís Carlos Winck, aos cinco minutos do segundo tempo. Aquele foi um sábado e a moçada, treinada por Nelsinho Rosa, alinhou: Acácio; Luís Carlos Winck, Quiñones, Marco Aurélio e Mazinho; Zé do Carmo, Marco Antônio Boiadeiro e Bismarck; Sorato, Bebeto e William. O juiz foi Wilson Carlos dos Santos, a rena de NCz$ 2 mihões, 394 mil, 435 novos cruzeiros e o público de 71.552 pagantes. OBS: para ser campeão brasileiro, o Almirante obteve nove vitórias (47.37%) e oito empates. Só ficou duas vezer atrás no placar. Marcou 27 gols, média de 1,42 por jogo, sobrando saldo de 11 tentos
| Em pé, da esquerda para a direita, Mazinho, Luís Carlos Winck, Zé do Carmo, Quiñones, Odvan e Acácio; agachados na mesma ordem, William, Sorato, Marco Antônio Boiadeiro, Bebeto e Bismarck, em foto reproduzida da revista Manchete |
GOLEADA 16 de dembro de 1934 - Vasco da Gama 5 x 0 Corinthians - amistoso dominical, em São Januário, no jogo 548 da história cruzmaltina. Lamana foi o cara, marcndo quatro tentos (aos 5), sobrando um para Nena. Treinado pelo inglês Harry Welfare, o time do estrago teve: Rey, Domingos da Guia e Itália; Gringo, Fausto e Calocero; Novamuel, Kuko, Lamana, Nena e Orlando. OBs: este é duelo iniciado no domingo 14 de março de 1926, com 2 x 1 vascaínos, amistosamente, no campo da Rua Paissandu, no Rio de Janeiro. De lá par cá, os dois já se encontraram por nove competições – Campeonatos Brasileiro e Mundial de Clubes; Copas Sul-Americana e do Brasil e Torneios Rio-São Paulo, Roberto Gomes Pedrosa, Rivadávia Correa Meyer, Octogonal de Verão es amistosos. No meio disso tudo há um empate, por 5 x 5, em São Januário, no 17 de abril de 1955, pelo Torneio Rio-São Paulo. SAPECA 16 de dezembro de 1976 - Vasco da Gama 3 x 0 Marcílio Dias-SC - amistoso na casa do adversário catarinense, o Estádio Hercílio Luz, em Itajaí, com 10 mil pagantes. Luís Fumanchu (2) e Carlos Alberto Zanatta pintaram na rede, com o treinador Paulo Emilio mandando a campo: Mazaropi (Zé Luís); Orlando Lelé, (Toninho), Abl, Gaúcho e Marcelo; Zé Mário (Helinho), Zanatta e Luís Carlos Lemos (Tião Tomé); Luís Fumanchu, Ramon Pernambucano e Zandonaide.
PEGADA LEVE
16 de dezembro de 1979 - Vasco da Gama 2 x 1 Coritiba - Campeonato Brasileiro, no Maracanã, assistido por 61.843 pagantes. Paulinho Massariol, aos 4, e Roberto Dinamite, aos 36 minutos, chegaram à rede, elevando para seis a invencibilidade diante dos paranaenses, pelo Brasileirão. Oto Glória era o treinador que escalou: Leão; Orlando Lelé, Ivan, Gaúcho e Marco Antônio Feliciano; Zé Mário, Guina e Zandonaide (Dudu Coelhão): Katinha, Roberto Dinamite e Paulinho Massariol (Afrânio).
APERTUCHO 16 de deembro de 1973 - Vasco da Gama 1 x 0 Botafogo - Nílson Andrade marcou gol-contra e o Almirante agradeceu, pois atingiu a quarta vitória sobre o rival, em sete jogos pelo Campeonato Brasileiro. Esta foi em no Maracanã, diante de 46.303 pagantes, com Turma da Colina treinada por Mário Travaglini, que escalou: Andrada; Paulo César Puruca, Miguel, Moisés e Alfinete; Alcir (Gaúcho) , Zanatta e Buglê; Dé Aranha, Roberto Dinamite e Luís Carlos Lemos. Público de 46.303 pagantes. CAMPEÃO TAMBÉM NO BASQUETEBOL https://www.netvasco.com.br/n/120627/basquete 16 de dezembro 2001 - Vasco da Gama 93 x 83 Flamengo - este escore pra cima do maior rival valeu o bicampeonato estadual masculino de basquete à Turma da Colina. A festa rolou em um domingo, no ginásio do Maracanãzinho, fechando a série melhor de cinco em 3 x 1 para o Almirante, no que representou o 16º caneco da rapaziada.Na finalíssima, a moçada abriu sete pontos de frente, no início. No segundo quarto, o rival se recuperou e colocou 52 x 42 de vantagem. No entanto, no terceiro quarto, o treinador Hélio Rubens melhorou a marcação, deixando seu time fulminante. Partiu para a virada do placar, com um tremendo bloqueio. No quarto e último set, mesmo com a exclusão dos pivôs Sandro Varejão e Naná, por estouro do limite de cinco faltas individuais, os vascaínos segurara a dianteira e partirasm para a comemoração. Foi um título na raça, pois os atletas superaram problemas até com a falta de pagamento de salários. O grupo campeão teve: Helinho, Charles Byrd, Rogário, Nená e Sandro Varejão (titulares); Manteiguinha, Mingão, Mike Higgins e Janilson. HISTÓRIA D KIKE 16 de dezembro de 2015 - às 12h21 de 16.12.2016 o marcdor apontava 323.027 visualizações.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário