Vasco

Vasco

sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

O VASCO NOSSO DE CADA DIA - 23.12

                                                                  ACONTECEU

Reprodução de https://aventurasnahistoria.com.br/van-gogh

        583 – Yohl Ik Nal se torna primeira governadora Maia até 604 enquanto viveu pré-colombiana; 1815 – lançamento do livro “Emmna” da escritora inglesa Jane Austen; 1864 - presidente paraguaio Solano Lópéz envia  cerca de cinco mil soldados pelo Rio Paraguai e invade território brasileiro de Corumbá-MT; 1873 –  Imperador Pedro II prestigia assistindo primeira ligação telegráfica do Rio de Janeiro para Belém, Recife e Salvador; 1888 – pintor holandês Vincent van Gogh, com distúrbios mentais, em Paris, corta sua orelha esquerda e a envia enrolada em folha de jornal para prostituta Gabrielle Berlatier; 1938 – peixe celacanto do Oceano Índico ocidental vertebrado  pulmonado e tetrápodes encontrado na África do Sul após considerado espécie extinta; 1954 - equipe do cirurgião Joseph Murray faz na norte-americana Boston primeiro transplante renal bem-sucedido; 1970  torre norte do World Trade Center de Nova York com 417 metros fica sendo edifício mais alto do mundo...

https://firstflight.org/the-voyager-first-to-circumnavigate-the-globe-without-refueling 

...  1986 - primeira aeronave a voar sem parar ao redor do mundo sem reabastecimento aéreo ou terrestre (Rutan Voyager) pilotado por Dick Rutan e Jeana Yeager aterrissa na Base da Força Aérea de Edwards, na Califórnia-EUA. 

                                                                  NASCERAM 

 Gregório de Matos - escritor brasileiro (viveu de 1636 a 1696);  Axel Cronstedt – químico/mineralogista sueco descobridor do níquel e do tungstênio (1762 a 1765); Wilhelm Bauer – engenheiro/inventor alemão do primerio submarino moderno (18223 a 1875); Giuseppe di Lampedusa - escritor italiano com Il Gatopardo (O Leopardo) sendo sua maior obra (1896 a 1956); Kurt Meyer (Panzermeyer) – oficial nazista ousado, corajoso sempre à fente de seu grupo sem parar nem mesmo quando era baleado e sido julgado por crimes de guerra após o final do segundo grande conflito mundial; Nikels Jerne - imunologista inglês Prêmio Nobel de Fisiologia-1984 (Medicina) por explicar formação de anticorpos  (1911 a 1994);  Helmut Schmidt – quinto chanceler alemão-1974/1982 e ministro das Relações Exteriores (1918 a 2015); Helena (Krzynówek)  Rakoczy – ginasta artística polonesa ganhadora de bronze olímpíco-1956, de sete ouros no Campeonato Mundial e membro do Rol da Fama Interacional da modalidade; Chet Baker - trompetista norte-americano do jazz que exerceu grande influênci sobre os bossa-novistas brasileiros João Gilberto e Carlos Lira (1929 a 1988); em 1933 – Akihito – imperador japonês; em 1943 - Sílvia Renata Sommerlath  - consorte do rei Carlos Gustavo 16 e primeira de origem não real rainha da Suécia, filha de brasileia e que viveu por 14 anos em São Paulo; em 1957 - AnaJulia Carepa – arquiteta/bancária, vereadora (1993/1995 e 2001/2003 + mais votada da cidade); vice-prefeita de Belém (1997/2001); deputada federal (1995/1997) senadora-2003/2007 e 40ª e primeira mulher governadora-2007/2011 do Pará; em 1966 - Cláudia Raia - atriz brasileira...

        https://style.nine.com.au/victorias-secret-fashion-show-carla-bruni

https://www.theaudiodb.com/artist/111684-Carla-Bruni
... em 1967  - Carla Bruni – cantora/compositora/atriz italiana e primeira-dama (2008/2012) da França casada com o 23° presidente do país, Nocllas Sarkozi; Giba (Gilberto Amauri Godoy Filho) - paranaense oito vezes medalha de ouro na Liga Munial de Vôlei, três no Campeonato Mundial, uma olímpica de ouro e duas de prata; em 1981 – Crlos Robston Ludgero Júnior – futebolista  campeão brasieliro da Série-B-2004 e candango-2004/2005/2006 pelo Brasiliense e pelo Gama-2001/2003. 

                                                                 CANECOS DO DIA

23 de dezembro de 1956 - Vasco da Gama 1 x 1 Olaria - jogo 1.639 da história cruzmaltina e que fechou campanha título do Campeonato Carioca da temporada, com 16 vitórias, em 22 compromissos, marcando 57 gols, o que mostra a força do time do técnico Martim Francisco. Dasqla vez, a "chave de ouro" fechou os portões do Estádio Doutor Mourão Filho, o chamado "alçapão" da Rua Bariri, visitada por por: Hélio, Ortunho e Bellini; Orlando Peçanha, Laerte e Coronel; Valmir, Válter, Livinho, Vavá e Lierte, o autor do gol vascaíno.    

                                         TAÇA DOS ASPIRANTES NA COLINA 

23 de dexaembro de ... Vasco da Gama  x Fluminense - título saiu de uma disputa em melhor de quatro pontos, com os tricolores. Primeiro pega, no 16 de dezembro, no Maracanã – preliminar da decisão do campeonato principal, entre Flu e Bangu – com os cruzmaltinos mandando 1 x 0. José Mário Vinhas apitou e o ponta-direita Joãozinho, aos 44 minutos do primeiro tempo,  mandou a bola na rede. O segundo duelo, apitado por Geraldino César, rolou quatro dias depois, no mesmo local e, novamente, como preliminar do jogo citado acima. Houve empate, por 0 x 0. ' O pontinho que o Vasco precisava para conquistar o título dos "aspiras" foi ganho nos 2 x 1 da noite de 23 de dezembro, de virada. João Márcio abriu o placar para os tricolores, aos 20 minutos do primeiro tempo, mas Rubilota se encarregou de mudar a história, aos 44 da etapa inicial e aos 31 do período final. Pipico, aos 29 minutos do primeiro tempo, e Lula, aos 33 do segundo, foram expulsos de campo. Carlos Floriano Vidal apitou a finalíssima, também no Maracanã, auxiliado Otávio Vítor do Espírito Santo e Eurípedes Matos Carmo. O Vasco foi: Pedro Paulo; Massinha, Caxias, Russo e Jorge Andrade: Odmar e Alcir;  Joãozinho, Altamiro, Rubilota e Ronaldo. O Fluminense teve: Jorge Vitório; Laurício, Zé Luís, Lula e Baiano; Luís Henrique e Tito; Mateus, Pipico, Antunes e João Márcio.
Pedro Paulo, Caxias, Russo, Odmar, Massinha e Jorge Andrade, em pé, da esquerda para a direita; Joãozinho, Altamiro, Rubilota, Alcir e Ronaldo, agachados, na mesma ordem.





APERTUCHOS

VASCO  3 X 2 BOQUEIRÃO DO PASSEIO - Jogo 27º da rapaziada, que ainda disputava a Segunda Divisão do Campeonato Carioca. Como ainda não tinha um estádio, o "Almirante" teve que ir às Laranjeiras,  em um domingo. Naquela temporada, a moçada disputou 18 jogos, com nove vitórias, quatro empates e cinco quedas. Marcou 43 e sofreu 37 gols.  

SAPECAS

VASCO/FLAMENGO 3 X 1  RACING/INDEPENDIENTE-ARG - No 23 de dezembro de 1955 o Campeonato Carioca esteve interrompido, para rubro-negros e vascaínos formarem o combinado que enfrentou uma formação argentina. Motivo: homenagear a memória do ex-presidente do clube da Gávea, Gilberto Cardoso, que o coração matara 17 dias antes, após um jogo de basquete de seu clube.  
O Vas-Fla venceu os "hermanos", por 3 x 1, atuando com as camisas do "Urububu", no Maracanã, em prélio apitado pelo inglês Harry Davis e com gols marcados por Paulinho, aos 7 minutos; Rodolfo Michelli, aos 15; e Dida, aos 25 do primeiro tempo, e Parodi, aos 11 da etapa final. A formação juntou: Hélio (Vsc); Paulinho de Almeida (Vsc) e Pavão; Jadir, Dequinha e Jordan; Joel, Paulinho, Ademir Menezes (Vsc), Dida (Ademir Meneses (Vsc), Vavá (Vsc), Pinga (Vsc) e Parodi (Vsc). Os argentinos forame: Dominguez (Rac), Anido (Rac) e García Perez (Rac); Vicente (Rac) (Varacka (Ind)(Brito (Ind)), Vladilao (cap Rac) e Sivo (Rac); Rodolfo Michelli (Ind), Juárez (Ind)(Bianco (Rac), Bonelli (Ind), Grillo (Ind) e Oswaldo Cruz (Ind).

VASCO 3 X 1 CRUZEIRO - Aconteceu no 23 de dezembro de 2000 e a rapaziada ganhou um presentaço que a aproximou do título de campeão brasileiro da temporada.  Era um sábado, no Mineirão, em Belo Horizonte e o estádio recebera  64.287 almas, a maioria na expectativa de  ver a "Raposa" afogar o "Almirante". Mas rolou o contrário.  Aos 32 minutos, Juninho Pernambucano fez 1 x 0. Os mineiros não queiram entregar o ouro e empataram, aos 40 minutos, fechando o primeiro tempo no 1 x 1. Veio a etapa final e, aos 22 minutos, um mineirinho que havia se bandeado para as hostes cruzmatinas, o atacante Euller,  sujeito tão veloz que diziam ser “Filho do Vento, desempatou a refrega. A galera já achava que a fatura estivesse liquidada, quando Romário foi ao filó, aos 45 minutos, e fechou a conta. O anfitrião foi mal visitado pelo treinador Joel Santana e esta patota:  Hélton; Clébson, Odvan, Júnior Baiano e Jorginho Paulista;  Jorginho Amorim (Henrique), Nasa, Juninho Pernambucano (Paulo Miranda) e Juninho Paulista; Euller e Romário (Pedrinho).  Aconteceu em 23 de dezembro de 2000. Pelas vésperas do Natal, um grande presente. Com ele, o Vasco aproximou-se do título de campeão brasileiro da temporada.



            

Nenhum comentário:

Postar um comentário