Parece história de livro de bolso. Uma loira alemã, de 34 de idade, obscura discotecária, em Munique, de repente, é denunciada, pelo Ministério da Justiça do Canadá, como sendo uma perigosa espiã internacional.
Reprodução de www.canadianencyclopedia |
Até aí, nada de diferente dos filmes de espionagem que a gente assite tanto no cinema como pela TV. Parecido com o caso Cristine Keeler, que derrubou o ministro John Profumo, na Inglaterra, pela década-1960. Só que, naquele “remake”, o bandido chamava-se Pierre Sevigny, fora vice-secretário de Defesa do governo Diefenbaker e era respeitado como herói da II Guerra Mundial.
Talvez, por preguiça do roteirista, a trajetória da alemãzaça seguiu idêntica a de inglesinha, que teria caído na horizontal até com um adido militar da embaixada soviética em Londres. Além de Diefenbaker, ela teria traçado e levantado informações, também, junto ao ex-ministro dos Transportes canadenses, George Hass, casado, igualmente a Diefenbaker.
Evidentemente, que os dois “abatedores de lebres” canadenses tentaram pular fora do escândalo, garantindo que só terem mantido “relações puramente sociais” com a gostosérrima Gerda Mussinger, o nome da fera, e jamais colocado a segurança do país em risco.
Reproduzido de www.headstuff.org |
Segundo o Ministério da Justiça canadense, havia fotos clicadas por uma câmera escondida na casa de Gerda, mostrando-a em seus encontros com os dirigentes do governo anterior e com os quais ela transava e ouvia, atentamente, o que eles deixavam escapar. Em Munique, a moça negava ser ou já ter sido espiã. E, da noite para o dia, ficou famosa e passou a cobrar mil dólares por entrevista e a negociar a sua história, pedindo US$ 50 mil dólares a uma editora de sua terra.
Reprodução de capa de livro |
Passadas cinco temporadas passadas, ela casou-se com o soldado norte-americano Micehael Mussinger, mas não obteve autorização do governo de Washington para entrara nos “Iztêitis”.
Após separar-se do marido, a moça pegou o rumo do Canadá, conseguiu emprego como manequim – hoje, modelo -, ficou amiguinha das mais altas autoridades do pedaço e arrumou este rolo todo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário