
O vascaíno e pernambucano Ademir Menezes era muito usado pelos chargistas das décadas-1940/1950, por ser um dos maiores goleadores do futebol brasileiros. Também, por ter um queixo avantajado, o que valeu-lhe, por sinal, o apelido de "Queixada". Esta ilustração foi feita por Michel, para o número Nº 286, de 30 de setembro de 1943, da revista esportiva semanal carioca "Esporte Ilustrado", lançada pela Editora Americana. The vascaíno e pernambucanop Ademir Menezes was much used by the cartoonists of the 1940s / 1950s, for being one of the greatest goalscorers of Brazilian football and also for having a high chin, which earned him, by the way, the nickname " Queixada "picture. This illustration was made by Michel, to the number 286, of September 30, 1943, of the weekly sports magazine "Esporte Ilustrado" published by the American Publishing House.
AFO
 |
Afo reproduzido de
www.otempo.com.br |
Afonso Celso Duarte era o verdadeiro nome do chargista Afo, como assinava. Viveu por 73 temporadas e trabalhou por mais de 25 para o jornal ‘Estado de Minas’. Em seus últimos tempos de vida, ele chargeou para o caderno de esportes do jornal ‘Aqui’, em parceria com Son Salvador.
Torcedor do América, Afo ilustrou, também, para a revistas do Cruzeiro e o "Diário de Minas". Um detalhe de seus personagens era o enorme nariz arredondado. Considerado um craque no traço, ele provocava mais humor do que irritação, segundo os colegas. Um deles, Son Salvador lembra que o amigo coloria os seus desenhos à mão, desprezando o computador. “O que a gente via no jornal, era a arte dele. A mão do Afo", enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário