O vascaíno e pernambucano Ademir Menezes era muito usado pelos chargistas das décadas-1940/1950, por ser um dos maiores goleadores do futebol brasileiros. Também, por ter um queixo avantajado, o que valeu-lhe, por sinal, o apelido de "Queixada". Esta ilustração foi feita por Michel, para o número Nº 286, de 30 de setembro de 1943, da revista esportiva semanal carioca "Esporte Ilustrado", lançada pela Editora Americana. The vascaíno e pernambucanop Ademir Menezes was much used by the cartoonists of the 1940s / 1950s, for being one of the greatest goalscorers of Brazilian football and also for having a high chin, which earned him, by the way, the nickname " Queixada "picture. This illustration was made by Michel, to the number 286, of September 30, 1943, of the weekly sports magazine "Esporte Ilustrado" published by the American Publishing House.
AFO
Afonso Celso Duarte era o verdadeiro nome do chargista Afo, como assinava. Viveu por 73 temporadas e trabalhou por mais de 25 para o jornal ‘Estado de Minas’. Em seus últimos tempos de vida, ele chargeou para o caderno de esportes do jornal ‘Aqui’, em parceria com Son Salvador.
Torcedor do América, Afo ilustrou, também, para a revistas do Cruzeiro e o "Diário de Minas". Um detalhe de seus personagens era o enorme nariz arredondado. Considerado um craque no traço, ele provocava mais humor do que irritação, segundo os colegas. Um deles, Son Salvador lembra que o amigo coloria os seus desenhos à mão, desprezando o computador. “O que a gente via no jornal, era a arte dele. A mão do Afo", enfatizou.
Nenhum comentário:
Postar um comentário