Vasco

Vasco

sábado, 7 de abril de 2018

O VENENO DO ESCORPIÃO - O TIME DOS PRESIDIÁRIOS DA REPÚBLICA BRASUCA

 O Brasil já teve um Imperador expulso do país – Don Pedro II - e um governador estadual preso no exercício do cargo – José Roberto Arruda, do Distrito Federal. Mas sobrou, também, para o maior cargo da República, o de presidente. Cinco deles, entre 1922 e 1968,  passaram pelo constrangimento de terem a liberdade privada: Hermes da Fonseca, Arthur Bernardes, Washington Luís, Café Filho e Juscelino Kubitscheck.
Hoje, entra para o grupo Luiz Inácio Lula da Silva, registrado por Luiz Inácio da Silva, o ex-metalúrgio e ex-sindicalista  que chegou à Presidência da República via Partido dos Trabalhadores-PT, do qual foi um dos fundadores.
Pernambucano, Lula foi o 35.º chefe de governo brasileiro, de 2003 a 2010, vencendo dois pleitos contra candidatos do PSDB- Partido da Social Democracia. Ele foi condenado, pelo juiz Sérgio Moro, em Curitiba-PR, a nove temporadas na cadeia, em julho de 2017,  aumentadas, em janeiro último,  para 12 + um mês, pelo Triunal Regional Federal da IV Região, sediado em Porto Alegre-RS.
Neste 5 de abril passado, Moro expediu ordem de prisão contra Lula, oferecendo-lhe a possibilidade de apresentar-se à Polícia Federal, na capital paranaense, até as 17h dodia seguinte. No entanto, Lula não o fez e negociou entregar-se pela manhã de hoje, após uma missa, em São Bernardo do Campo-SP. Por quais motivos foram presos os outros ex-presidentes brasileiros? Vejamos.,

1 - Hermes da Fonseca: era junho de 1922 e a chamada Velha República estava sob o comando do presidente Epitácio Pessoa (1919 a 1922). Este interveio no pleito estadual pernambucano e foi, asperamente, criticado pelo marechal gaúcho Hermes da Fonseca (presidente entre 1910 a 1914). Hermes presidia o Clube Militar e, por conta do desagrado de Pesssoa, a instituição foi fechada e ele passou seis meses na cadeia.

2 - Arthur Bernardes ( 1922 e 1926)  foi preso no meio de um canavial, em 23 setembro de 1932, quando estava em Araponga-MG, tentandova empreender levante em apoio ao Movimento  Paulista. Durate o 24 de outubro de 1930, já havia sido deposto e preso pelas Forças Armadas. Bernardes participou da Revolução de 1930, que tirou a oligarquia paulista do domínio dos governos do país. Participou também da Revolução Constitucionalista de 1932, que fracassou e o obrigou a exilar-se, em Portugal.

3 - Washington Luís (1926 a 1930)  foi o primeiro presidente brasileiro preso durante o mandato. Com a deposição e prisão no forte de Copacabana, no Rio de Janeiro, veio, pouco depois, a tomada do poder, em 1930, levando o gaúcho Getúlio Vargas ao poder. Wasihngton Luís foi acusado de mandante do assassinato de João Pessoa, candidato a vice-presidente da República, pela Aliança Liberal, no pleito de 1º de março de 1930, quando Júlio Prestes venceu,  mas os aliancistas afirmandoque o pleito fora fraudulento.

4 - João Fernandes Café Filho era vice e chegou ao poder com o suicídio do presidente   Getúlio Vargas, em 1954. Um problema de coração, em 1955, o tirou de cena. Em novembro da mesma temporada, teve alta para voltar a governar, mas o Exécito o manteve  preso em seu domicílio, até a posse de Juscelino Kubitschek, tendo a sua vaga sido ocupada, por três dias,  pelo presidente da Câmara, deputado, Carlos Luz, deposto sob a acusação de conspirar contra a posse de JK, o que colocou o cargo sob o comando do senador Nereu Ramos.

5 - Juscelino Kubitschek, construtor de Brasília e governante do país,  entre 1956 e 1961,  teve os seus direitos políticos cassados, por 10 tempordas, pelo governo militar que empreendeu o golpede 1964 e depòs o presidente João Goulart. A “Ditadura” surgida prendeu o JK, em um quartel de Niterói, na noite do 13 de dezembro de 1968, quando foi decretado o Ato Institucional -5 e quando ele saía do Teatro Municipal do Rio de Janeiro, onde fora paraninfo de uma turma de Engenharia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário