Imagem/divulgação sobre Joana D´Arc, em Santo André-SP. |
Mantida presa, em cela escura, vigiada por cinco homens, ela teve processo iniciado no 9 de janeiro de 1431, comandado pelo bispo Pierre Cauchon, de Beauvais.
Foram dez sessões sem a presença dela. Joana foi ouvida, pela primeira vez, em 21 de fevereiro do mesmo 1431, tendo, em 27/28 de março, sido lidos 70 artigos de acusações contra ela.
Foram dez sessões sem a presença dela. Joana foi ouvida, pela primeira vez, em 21 de fevereiro do mesmo 1431, tendo, em 27/28 de março, sido lidos 70 artigos de acusações contra ela.
Em 5 de abril, Joana começou a definhar, devido alimentos venenosos. Seus algozes arrumaram um médico para mantê-l viva e, depois, executa-la. O tal médico, Jean d’Estivet, a acusou de ter ingerido os alimentos envenenados, conscientemente, para matar-se. Como ela poderia envenenar-se, se estava presa e, fortemente, vigiada? Passando bastante mal, em 18 de abril, por ser muito religiosa, ela pediu um confessor. Os ingleses impacientavam-se pela demora na conclusão do processo, que a condenou à fogueira, em 29 de maio.
Joana dizia ouvir a voz de Santa Catarina de Alexandria. |
Todavia, historiadores, calculam ter sido em 1412, tendo em vista que durante a sua inquisição de 24 de fevereiro, ela tria dito "tenho 19 anos, mais ou menos".
Filha de Jacques d'Arc com Isabelle Romée - mais nova da família de agricultores e artesãos, Joana teve três irmãos e uma irmã, e falou, também, aos inquisidores que, desde os 13 de idade, ouvia vozes divinas. Da primeira vez, saindo da igreja e vendo, no mesmo instante, uma claridade.
Como contou, ela não a decodificava bem as tais vezes, mas entendeu bem a que lhe mandava lutar contra o domínio inglês da cidade de Orléans. Posteriormente, disse tê-las identificado como sendo do arcanjo São Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antióquia.
Como contou, ela não a decodificava bem as tais vezes, mas entendeu bem a que lhe mandava lutar contra o domínio inglês da cidade de Orléans. Posteriormente, disse tê-las identificado como sendo do arcanjo São Miguel, de Santa Catarina de Alexandria e de Santa Margarida de Antióquia.
Três séculos antes de Joana D´Arc entrar nessa história, os ingleses passaram a dominar extensas parte do território francês. Quando o Rei Carlos VII decidiu recuperar o que fora tomado de sua gente, iniciou-se o mais longo conflitos desse planta, a Gurra dos 100 Anos, que durou 116, a partir de 1337. Com nove dias de luta, Joana ajudou a libertar Orleans e virou heroína do seu povo.
Vitórias guerreiras levaram o contestado (pela Inglaterra) Carlos VII a ser coroado rei na Catedral de Reims (onde eram coroados os reis franceses) e a mudar a sorte para o seu lado no conflito.
Vitórias guerreiras levaram o contestado (pela Inglaterra) Carlos VII a ser coroado rei na Catedral de Reims (onde eram coroados os reis franceses) e a mudar a sorte para o seu lado no conflito.
Joana assiste, com um estandarte, coroação de Carlos VII |
Em 1456, a mesma Igreja Católica que a enviara para a fogueira, por meio de tribunal inquisitorial, autorizada pelo Papa Calisto III, reviu o processo e a reabilitou. Em 1803, Joana tornou-se símbolo nacional da França, por decisão do imperador Napoleão Bonaparte, e,em 1920, estava canonizada pela Igreja Católica.
Ela é uma das nove padroeiras da França e vem sendo retratada, por todo o planeta, em literatura, pinturas, esculturas e peças teatrais.
No Brasil, Joana foi homenageada, recentemente, pela Escola Nacional de Teatro, com trabalho dirigido por Vinicius Ribeiro e Renato Jacob, em parceria de Viviane Ribeiro dos Santos, e tendo Amereleinn Cordeiro por assistente de produção e a preparação vocal por Natália Quadros.
Artistas da peça: Ariane Buenos, Bruna Gabrille, Cristian Rodriguez, Danila Araújo, Kleber Gonçalves, Manuella Guizé, Marina Alves, Nádia Rodrigues e Rodrigo Silva. A peça foi apresentada em e de abril, no Teatro Zé Carlos Machado, na paulista Santo André.
Artistas da peça: Ariane Buenos, Bruna Gabrille, Cristian Rodriguez, Danila Araújo, Kleber Gonçalves, Manuella Guizé, Marina Alves, Nádia Rodrigues e Rodrigo Silva. A peça foi apresentada em e de abril, no Teatro Zé Carlos Machado, na paulista Santo André.
1 - A imagem de Santa Catarina de Alexandria foi reproduzida da tela pintada pelo italiano Michalangelo Merisi de Carvaggio, entre 1598/1599 e que se encontra no espanhol Museu Thyssen-Bornemisza, em Madri.
2 - O Kike não conseguiu identificar o autor da tela abaixo sobre a coroação do Rei Carlos VII. Quem souber, por favor, informe, para o devido crédito por este blog não comercial, só de divulgação esportiva e cultural.
2 - O Kike não conseguiu identificar o autor da tela abaixo sobre a coroação do Rei Carlos VII. Quem souber, por favor, informe, para o devido crédito por este blog não comercial, só de divulgação esportiva e cultural.
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