Vasco

Vasco

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2020

HISTÓRIAS DO FUTEBOL BRASILIENS. DEMABRA SE TORNA BANDEIRANTE

Emo 5 de março de 1977, a novidade da temporada do futebol candango era mais um time amador transformado em profissional, o Demabra, que passou a ser Desportiva Bandeirante, para representar o Núcleo Bandedirante.

Formado pelos peladeiros de uma madeireira homônima localizada na cidade-satélite mais antiga de Brasília, fora criado por João Aureliano, torcedor tipo Manoel Ramos e que pagava todas as despesas para jogar, em tempo em que ainda não havia patrocínios (oficiais) no futebol brasileiro. João Aureliano só fazia uma exigência ao treinador: desse um jeito de Góes jogar, pois era seu cunhado. E para o tal jogar eser titular, foi deslocado para a lateral-direita.

 O Demabra estreou levando 3 x 0 do Grêmio Brasiliense, com esta formação pioneira: Mauro; Enéas, Gilberto, Waldeci (Góes) e Domingos; Wilmar, Messias e Cícero; Zezinho (Bráulio), Anapolino e Geraldo (Gerson). O Grêmio foi: Wladimir; Ademir, Raul, Edson e Crispim; Gilberto, Roberto e Eli; Britinho, Wilson é Zé Carlos, tendo Britinho, Wilson e Eli sido os goleadores.

O bom do time era Gilberto, que fixou-se como lateral-esquerdo. Morava em Planaltina, do outro lado do Distrito Federal, em Relação ao  Núcleo Bandedirante, e trabalhava como cobrador da TCB-Transporte Coletivo Brasiliense. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário