Vasco

Vasco

sábado, 18 de setembro de 2021

CARNAVAL LEGAL NA ESQUINA DA COLINA

1 - 26 de abril de 1931  - Vasco da Gama 7 x 0  Flamengo - era um domingo é este foi o maior afogamento  que o Almirante mandou pra cima do rivalaço. Portanto, há nove décadas, ou 90 temporadas. Valeu pelo primeiro turno do Campeonado Carioca, em São Januário, e o juiz chamava-se Leadnro Carnaval. Um carnaval de gols,   mesmo. E, já que pintava o tal, o Almira botou o visitanate pra dançar. Desfile de gols: Russinho fez quatro, aos 5 e aos 30 minutos, da etapa inicial, e aos 19 e aos 25 do segundo tempo, para Mário Mattos, aos 27 e aos 30 da primeria fase, e Sant´Anna, aos 9 da etqapa complementar, complementarem o sacode, contruído por: Jaguaré, Brilhante e Itália; Tinoco, Fausto e Mola (Nesi); Bahianinho, Carlos Paes, Russinho, Mário Mattos e Sant´Anna, treinador pelo inglês Harrt Welfare.  

Reprodução de es-la. facebook
Agradecimento

 2 - Em 1931, o Almirante tornou-se o primeiro clube carioca a atressar o Atlântico para jogar na Europa. Fez 11 partidas pelo chamado Velho Mundo, vencndo oito. Por quela época, começava, oficialmente, o futebol profissional brasileiro e todos os clubes contratavam negros e brancos pobres, o que fora negado ao Vasco a Gama, pelos inícios do Século 20, quuando o futebol deslanchou pelo Rio de Janeiro.

 3 – 1933 a 1936 – fase marcadas por dissidências no futebol carioca, que chegou a ter dois campeonatos por entidades diferentes, a Liga Carioca de Futebol e a Associação Metropolitana de Esportes Athléticos. Vasco da Gama e Botafogo, apoiados pela Confederação Brasileira de Desportos (atual CBF) fundaram a Federação Metropolitana de Desportos, aderida, também, por Bangu e São Cristóvão, que tinham times fortíssimos. Na nova liga, o Vasco foi o campeão-1936.

 4 -  O Vasco da Gama teve dois jogadores - Bonin e Jorge Laurindo – que apareciam muito no time dos aspirantes 1965/1966, mas só atuaram pela equipe principal durante o Torneio Início-1965. E em poucos amistosos. Luís Carlos Bonin nasceu no 16 de junho e  1943, em Curitiba, e Jorge Laurindo dos Santos no 2 de abril do mesmo 43, em São Fidélis-RJ. Além de Ferrinho e Camelinho, mais duas figuras do Almira só sabido por pesquisadores.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário